Sexta, 16 de Maio de 2025
23°C 27°C
João Pessoa, PB

Arte e Ressocialização: exposição no Tribunal de Justiça vende todas as telas no primeiro dia

Na manhã desta quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) abriu as portas para a exposição 'Arte e (Re) construção nas cores da Lib...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
16/05/2025 às 00h15
Arte e Ressocialização: exposição no Tribunal de Justiça vende todas as telas no primeiro dia
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) abriu as portas para a exposição 'Arte e (Re) construção nas cores da Liberdade', como parte das comemorações pelos 100 dias de gestão do presidente desembargador Fred Coutinho. A mostra, que integra o Programa Estadual de Reinserção Social pelo Trabalho e Capacitação Profissional Novo Tempo, da Secretaria de Administração Penitenciária, surpreendeu ao vender todas as 18 telas logo no primeiro dia. Uma das pessoas que adquiriu foi o presidente do TJPB.

As obras, pintadas por pessoas privadas de liberdade, são resultados do processo de capacitação técnica desenvolvida pelo programa. A exposição busca demonstrar o talento artístico dos reeducandos, promovendo a inclusão social e o resgate da cidadania por meio da arte. O evento conta com a participação de diversas unidades prisionais, incluindo a Penitenciária Sílvio Porto, Penitenciária Raimundo Asfora e Penitenciária Geraldo Beltrão.

Em seu discurso de abertura, o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, destacou a importância da iniciativa: “Nos 100 dias dessa gestão de muita luta e superação, buscamos fazer diferente, não apenas com palavras, mas com ações concretas. Agradeço a todos os desembargadores, servidores e, acima de tudo, ao Estado da Paraíba, por um projeto tão bonito como este. Dar vida através da arte, para muitos, pode parecer simples, mas para aqueles que participam significa inclusão, valorização e uma nova perspectiva de vida”, afirmou.

De acordo com o presidente do TJPB, adquirir uma obra não é apenas adquirir um quadro, mas apoiar um projeto de cidadania e ressignificação. “Estamos incentivando o bem e dando vida àqueles que muitos acreditam já não ter mais perspectivas. Esta é uma mensagem de gratidão e um exemplo de como a arte pode transformar vidas”, concluiu Fred Coutinho.

O gerente de Ressocialização do Sistema Penitenciário, João Rosas, ressaltou a representatividade das obras expostas: "São telas confeccionadas por pessoas privadas de liberdade que participam do programa Novo Tempo. Temos 18 telas de pessoas que pintaram em unidades prisionais, de João Pessoa, do interior do estado, de Campina Grande, enfim, uma representação das várias regiões da Paraíba", afirmou.

A exposição segue no hall da galeria dos ex-presidentes do TJPB e está aberta à visitação.

_______

Ascom-Seap/PB com Comunicação TJPB

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.