Sexta, 25 de Abril de 2025
24°C 30°C
João Pessoa, PB

Lacen-PB abre inscrições para Oficina Técnica sobre Fluxo para Vigilância Laboratorial dos Agravos de Interesse Epidemiológico

Com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde de todo o estado, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) inicia o seu ciclo...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
25/04/2025 às 12h13

Com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde de todo o estado, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) inicia o seu ciclo anual de Oficinas Técnicas sobre Fluxos para Vigilância Laboratorial dos Agravos de Interesse Epidemiológico nas três macrorregiões de saúde. O treinamento vai começar pela 3ª macrorregional de Saúde, na quarta-feira (30), das 8h às 16h, no auditório do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos.

De acordo com o diretor-geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, as oficinas estão previstas no Plano Estadual da Saúde e vão abordar temas de relevância para a Vigilância Epidemiológica e Laboratorial como: arboviroses, tuberculose, esporotricose, coqueluche, meningite, monitoramento da água para consumo humano e investigação de resistência antimicrobiana. “No decorrer do evento serão avaliados indicadores de saúde e proferido certificados de desempenho e reconhecimento aos serviços que se destacaram nas ações de vigilância”, explicou.

A oficina é destinada para os técnicos da vigilância epidemiológica e laboratórios dos municípios que integram a 3ª macrorregião, representantes das Gerências Regionais de Saúde e membros dos núcleos de vigilância hospitalar dos equipamentos estaduais vinculados a rede da Secretaria de Estado da Saúde. Para ficar por dentro da programação da oficina e se inscrever, os interessados devem acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc28ZJ9wbBuAHVD2BR6XqCo131IC9XRCQOhFD9nSkiwIt_XYQ/viewform?usp=send_form

Na programação também está prevista uma mesa redonda, sobre os serviços não hospitalares de alta complexidade (Hemocentro, Centro Especializado Diagnóstico do Câncer - CEDC e Lacen-PB), na qual será apresentada o portfólio de serviços e metodologias de cada unidade com explicação sobre fluxos e acessibilidade. Essa estratégia visa a maior integração dos municípios do sertão e alto sertão, promovendo a capilaridade e interiorização do que há de mais moderno em medicina laboratorial e de serviço da saúde pública.

Atualmente, o Lacen-PB conta com uma unidade descentralizada no sertão, funcionando anexo a Maternidade Peregrino Filho, em Patos. O Lacen Sertão é um polo de recebimento das amostras do Sertão e Alto Sertão, promovendo a qualificação de amostras e informações epidemiológicas para otimizar a resposta aos agravos de interesse em saúde pública. Nessa unidade, são realizados exames de interesse epidemiológico, que é o principal foco de um Laboratório de Saúde Pública, atendendo aos programas de controle de vigilância em saúde preconizados pelo Ministério da Saúde.

O ciclo de oficinas vai contemplar os municípios da 2ª macrorregional de Saúde, ainda no segundo quadrimestre deste ano, finalizando com os municípios da 1ª macrorregional de Saúde no terceiro quadrimestre, reforçando o compromisso do Lacen-PB com as gestões estadual e municipais, através da Vigilância Laboratorial de altíssima complexidade e qualidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.