Os pacientes internados no Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga participaram de uma sessão especial de cinema. Na tarde desta quinta-feira (24) aconteceu mais uma edição do Cine Clementino, projeto do hospital que leva a experiência do cinema para os pacientes.
O Cine Clementino acontece uma vez por mês e faz parte das ações de humanização que a unidade hospitalar realiza com os pacientes. Desta vez o filme contou a história de uma família que superou uma doença grave com fé e o esforço e competência de profissionais de saúde.
Para João (nome fictício para preservar a identidade do paciente), essa foi uma experiência única e inexplicável. “Quando a gente tá internado, fica rezando para ter alguma coisa para sair do quarto. Ter vindo para esse cinema foi uma benção. Acho que tinha mais de 10 anos que eu não via um filme e mais de 15 que não era em uma tela tão grande”, disse.
Os acompanhantes de pacientes também participam do Cine Clementino. “Acho muito importante saber que tem esse tipo de atividade para quem está internado. E ver esse filme que fala sobre esperança, fé e saúde foi muito bom pra mim”, disse Maria (nome fictício), acompanhante de uma paciente.
Além do filme, os pacientes lancham durante a sessão e recebem pipoca. “A experiência proporcionada a eles é importante. É tudo feito com um clima de cinema, para que eles se sintam importantes e lembrem que a internação é passageira. Aqui no hospital enxergamos o paciente como um ser integral que merece todo o cuidado com a saúde do corpo, mas também precisa do bem-estar psicológico”, explicou a coordenadora de humanização, Lidiane Gonçalves.
Para participar da sessão, o paciente recebe avaliação da equipe multiprofissional. O Clementino Fraga é a referência no Estado para diagnóstico e tratamento de HIV, Hanseníase, Tuberculose e hepatites virais.