Quarta, 07 de Outubro de 2026
23°C 30°C
João Pessoa, PB

Média de votos para eleger um deputado pela sobra terá de ser mais de 85% do Cociente Eleitoral

Por: Redação Fonte: Genival Júnior
18/08/2014 às 19h43
Média de votos para eleger um deputado pela sobra terá de ser mais de 85% do Cociente Eleitoral
A média de votos para a eleição de candidatos nas chamadas sobras, precisará alcançar pelo menos 85% dos votos necessários para o cociente eleitoral das eleições 2014, é o que aponta o Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE.

De acordo com a empresa, o cálculo se baseia no resultado registrado nas eleições de 2010, que teve as doze vagas da Paraíba na Câmara federal, distribuídas entre três coligações, sendo que apenas duas delas foram preenchidas na falta de votos para o Cociente Eleitoral, ou na sobra dos votos.

A coligação Paraíba Unida II, composta naquele ano por sete partidos, alcançou no cenário estadual 359 mil 627 votos, somando a votação de 22 candidatos e os votos de legenda de 7 partidos. Nesse caso, a disputa pela terceira vaga resultou em uma média de 119 mil 875 votos, uma vez que o partido buscava eleger o 3º postulante, representando apenas 73,66% do Cociente Eleitoral que foi 162 mil 728 votos.

A coligação Uma Nova Paraíba I, conseguiu eleger 5 candidatos em 2010, com uma votação total de 770 mil 003 votos, reunindo votos nominais de 26 candidatos e votos de legenda de 9 partidos.

Na disputa pela quinta vaga, uma vez que os votos foram suficientes para garantir de cara os quatro mais votados, a coligação alcançou a média de 154 mil e 1 voto o que representou 9 4,63% do Cociente Eleitoral de 162 mil 728 votos.

Já a coligação Paraíba Unida terminou o pleito 2010 com 715 mil 354 votos, o que também foi suficiente para eleger os quatro mais votados e disputar a 5ª vaga, considerando o Cociente Eleitoral.

Na divisão dos votos por 5, a coligação que somou a votação de 18 candidatos, além dos votos de legenda de 4 partidos, alcançou a média partidária de 143 mil 070 votos, o que representou naquele ano, 87,92% dos votos para atingir o cociente eleitoral de 162 mil 728 votos.

Ainda de acordo com o INPPE, se repetido o percentual de votos válidos das eleições 2010 esse ano, o cociente eleitoral deverá der de aproximadamente 168 mil votos, o que significa dizer que a média partidária para eleger um deputado federal pela sobra precisa ser de pelo menos 146 mil votos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.