Terça, 22 de Abril de 2025
25°C 31°C
João Pessoa, PB

Aprovado em Plenário acordo de cooperação Brasil-Armênia

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22) projeto que ratifica acordo de cooperação técnica entre Brasil e Armênia. A proposta, originada...

Por: Redação Fonte: Agência Senado
22/04/2025 às 18h21
Aprovado em Plenário acordo de cooperação Brasil-Armênia
Aprovação do Senado ratifica texto assinado pelos governos dos dois países em 2016 - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22) projeto que ratifica acordo de cooperação técnica entre Brasil e Armênia. A proposta, originada na Câmara dos Deputados ( PDL 202/2021 ), foi aprovada na forma do parecer do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), aprovado na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 27 de março. O projeto segue para promulgação.

Assinado em 2016, o acordo permite a cooperação técnica entre os países em áreas que eles considerarem prioritárias, a partir de reuniões entre representantes. Os dois países poderão financiar, em conjunto ou separadamente, a implementação de projetos; buscar financiamento de organizações internacionais e doadores internacionais; e firmar parcerias com outros países, organizações internacionais e agências regionais.

Além disso, Brasil e Armênia deverão facilitar a circulação de pessoas, bens e equipamentos ligados aos projetos do escopo da cooperação. Pessoal dedicado aos projetos terá facilidades de ingresso e obtenção de vistos, acesso à informação, imunidade jurisdicional e facilidades de repatriação em situações de crise. Já os bens, equipamentos e outros itens fornecidos entre os países serão isentos de taxas e impostos.

O acordo terá vigência inicial de cinco anos e será prorrogado repetidamente pelo mesmo prazo, a menos que haja manifestação contrária de uma das partes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.