O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Ministério Público do Estado, realizará, nesta terça-feira (22), uma programação especial em comemoração ao Dia da Terra. O evento acontecerá no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa, a partir das 15h, reunindo autoridades, instituições e a sociedade civil para um momento de conscientização ambiental.
Com uma programação diversificada, o evento contará com apresentações de grupos artísticos, uma exposição sobre meliponicultura (criação de abelhas), além da participação do Batalhão Ambiental e da Cagepa, reforçando a importância da preservação e sustentabilidade.
A iniciativa faz parte do calendário de ações da campanha “Amigo da Natureza”, realizada em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e diversos órgãos ambientais. O projeto tem como objetivo sensibilizar a população para a preservação dos biomas locais e o equilíbrio ecológico, com especial atenção ao envolvimento dos jovens.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaranese, enfatizou que a campanha é uma iniciativa importante na busca de sensibilizar a populações sobre a preservação dos biomas e principalmente com o envolvimento dos jovens.
Amigo da Natureza - Iniciada no dia 15 de abril, a campanha promove ações educativas em escolas públicas e particulares em várias regiões do estado, com atividades que seguem até o dia 25. Além da educação ambiental, o projeto inclui plantios coletivos, apresentações culturais e exposições de instituições colaboradoras.
Instituída pela Lei Estadual nº 13.428/2024, a campanha passou a integrar o calendário oficial do estado, com eventos anuais entre 20 e 22 de abril. A legislação prevê o plantio de árvores nativas dos biomas da Paraíba, como a Mata Atlântica e a Caatinga, de forma planejada e monitorada.
Agenda de Atividades - Ao longo da campanha, a Semas tem atuado em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), promovendo eventos em diversas cidades. As ações já passaram por Itabaiana e Baía da Traição, e seguirão para Carrapateira, João Pessoa e Bananeiras (dia 24).
Idealizada pelo Ministério Público da Paraíba, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAO-MA), a campanha conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba e secretarias municipais que aderiram à iniciativa.