Uma tonelada de peixe foi distribuída, nesta quarta-feira, dia 16, a cerca de 350 entre funcionários efetivos e terceirizados da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). A entregua ocorreu por meio do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, conhecido como Programa da Piscicultura.
O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, explicou que a ação é uma forma de reconhecimento ao trabalho dos servidores ativos e terceirizados. “É uma tradição da Sedap-PB nesse período da Semana Santa a entrega dos peixes, é uma ação importante para os funcionários. Também é uma inicativa da gente incentivar o consumo de peixe de água doce, que é um dos objetivos do Programa da Piscicultura”,
O gerente operacional da Piscicultura da Sedap-PB, o engenheiro de pesca Celso Carlos Duarte, explicou que foi entregue uma tonelada de peixe da espécie tambatinga, resultado do cruzamento do tambaqui e do pirapitinga. “São peixes de alto qualidade, mas que não servem para o programa de reprodução. Todo ano fazemos uma triagem e separamos para esta ação na Semana Santa os peixes que não vamos usar como reprodutores”, comenta Celso Duarte.
O presidente da Associação dos Empregados da Empasa (Asempasa) e servidor efetivo da Sedap-PB, José Humberto de Sousa Freitas, lembra que a distribuição de peixes com os servidores é uma tradição do órgão. “Desde a criação do Programa da Piscicultura que se vem fazendo essa distribuição. É uma atividade louvável que ajuda o funcionário de baixa renda e também pelo incentivo de se consumir o peixe de água doce”, comentou.
Para a funcionária terceirizada Moelza Moisés da Silva, “é um presente muito bom receber peixe logo na Semana Santa. Ajuda porque tem muita gente que não tem condição financeira de comprar peixe. É bom demais para a gente”.