Sábado, 19 de Abril de 2025
23°C 31°C
João Pessoa, PB

Comissão de Finanças e Tributação discute aspectos econômicos da COP30

Evento mundial pode fortalecer as cadeiras produtivas sustentáveis da Amazônia, como manejo florestal e turismo ecológico

Por: Redação Fonte: Agência Câmara
16/04/2025 às 10h43

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove, na terça-feira (22), audiência pública sobre os aspectos econômicos e financeiros relacionados à COP30.

O debate atende a pedido do deputado Sidney Leite (PSD-AM) e será realizado a partir das 14 horas, em local a ser definido.

O que é COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e a sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas.

É considerado um dos principais eventos ambientais do mundo.

Edição brasileira
Neste ano, a COP será realizada em Belém (PA). "É uma oportunidade singular para o Brasil assumir protagonismo nas discussões globais sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável", afirma Sidney Leite.

O parlamentar ressalta que a Zona Franca de Manaus (ZFM) combina o potencial econômico da Amazônia com políticas ambientais e sociais. Ele acredita que a COP30 "pode deixar um legado duradouro de inclusão social, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida, integrando a ZFM às cadeias globais de valor e às estratégias de economia verde".

O evento, continua o parlamentar, também pode avançar na regulamentação dos mercados de carbono internacionais e na reflexão sobre o impacto da transição energética.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.