Terça, 15 de Abril de 2025
25°C 29°C
João Pessoa, PB

CGE participa de painel no Fórum Mundial de Parcerias Anticorrupção, nos EUA

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), representando o Estado da Paraíba, participou, a convite do Banco Mundial*, do ‘Partnerships for Anticorrupt...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
14/04/2025 às 14h08
CGE participa de painel no Fórum Mundial de Parcerias Anticorrupção, nos EUA
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), representando o Estado da Paraíba, participou, a convite do Banco Mundial*, do ‘Partnerships for Anticorruption Global Forum 2025’ – ‘Fórum Mundial de Parcerias Anticorrupção’ –, realizado na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA), nos dias 8 e 9 de abril.

A Paraíba foi o único ente governamental brasileiro a participar do evento.

O ‘Fórum Global de Parcerias para o Combate à Corrupção 2025’ reuniu mais de 400 parceiros, líderes e profissionais do governo, da academia, da sociedade civil, do setor privado e de outras organizações internacionais de desenvolvimento que atuam no combate à corrupção e na promoção da integridade.

As sessões incluíram painéis de discussão sobre tópicos críticos como ‘Instituições e Estado de Direito’, ‘Transparência, Responsabilização, Combate a Fluxos Financeiros Ilícitos’, ‘Sistemas de Compras e Parcerias Privadas’, assim como ‘Dados, Tecnologia e Mudanças Climáticas’.

Ferramentas e soluções inovadoras

O Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes, participou do Painel ‘Riscos de Corrupção em Sistemas de Compras: Uma Abordagem Comparativa’, que teve a participação de representes da Autoridade de Compras Públicas da República da Macedônia do Norte, do Ministério da Administração e Anticorrupção da Albânia, e das instituições da Sociedade Civil Government Transparency Institute e Open Contracting Partnership.

A sessão teve como objetivo comparar ferramentas e soluções inovadoras para identificar riscos de fraude e corrupção inerentes aos sistemas de compras públicas em diferentes países, abordando questões regulatórias do processo de compras públicas e os riscos associados.

O painel também abordou temas como transparência, integração de sistemas, automatização de verificações de conformidade e sistemas de compras públicas eletrônicas no aprimoramento da transparência e da responsabilização, assim como a complexidade dos processos de compras, que impõem desafios aos gestores para que possam executar as contratações de forma eficiente.

O Fórum foi organizado pelo Banco Mundial e coorganizado pelo Escritório de Relações Exteriores da Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO), o Governo da Suécia, o Governo da Noruega, o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Transparência Internacional, a Fundação Chandler e a Parceria para o Governo Aberto ( Open Government Partnership ).

Prêmio Nobel de Economia

A palestrante principal do Fórum foi do Professor de Economia Turco/Americano do Instituto de Tecnologia de Massachusetts(MIT) e Prêmio Nobel de Economia de 2024 Daron Acemoglu, autor do best-seller ‘Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza’. Essa palestra pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=fu3PfgOKO8Q

Veja a programação completa neste endereço: https://www.worldbank.org/en/events/2024/06/11/partnerships-for-anticorruption-global-forum-2025#3 .

*Todas as despesas com deslocamento e hospedagem foram custeadas pelo Banco Mundial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.