Representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) estão participando, em Brasília, da Semana do Ciclo Formativo do programa Mulheres Mil 2025, que acontece entre os dias 7 e 11 de abril. O evento reúne diversos estados brasileiros para discutir estratégias, trocar experiências e apresentar a nova metodologia do programa, que visa promover a inclusão social e profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.
A abertura da semana contou com a presença de representantes dos Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Durante a programação, estão sendo realizadas palestras, capacitações e rodas de conversa sobre vulnerabilidade social e os desafios enfrentados pelas mulheres atendidas pelo programa.
Representando a Paraíba, participam do evento a coordenadora geral do ParaíbaTEC e Pronatec, Adriana Cardoso, a coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Sybelle Macedo, e a assessora educacional Rhayssa Silveira.
Para o ano de 2025, a Paraíba contará com uma oferta ampliada do Mulheres Mil, com previsão de 505 vagas distribuídas em 15 municípios, priorizando o atendimento a mulheres de áreas periféricas, quilombos, assentamentos rurais, terras indígenas e uma penitenciária feminina.
Segundo Adriana Cardoso, a participação da equipe na formação é estratégica para fortalecer o programa no estado. “Essa semana será fundamental para conhecermos, compartilharmos e buscarmos melhorias que atendam às necessidades das mulheres paraibanas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, explica.
“Nossa missão é oferecer novas perspectivas profissionais e promover o empoderamento das alunas, visando melhorar a vida delas e de suas famílias. Acreditamos que essa iniciativa pode gerar um impacto positivo duradouro na vida dessas mulheres e, por isso, estamos comprometidos em criar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, ressalta Adriana.
O Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a equidade de gênero e a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da educação profissional e cidadã.