Terça, 08 de Abril de 2025
23°C 29°C
João Pessoa, PB

Assistência humanizada possibilita realização de festa de aniversário em ambiente hospitalar

Interna há 15 dias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade integrante da rede hospitalar do Estado, em Patos, a...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
07/04/2025 às 18h47
Assistência humanizada possibilita realização de festa de aniversário em ambiente hospitalar
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Interna há 15 dias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade integrante da rede hospitalar do Estado, em Patos, a agricultora aposentada Quitéria Vitalina de Andrade, da cidade de Imaculada, completou 70 anos nesse domingo (6). Longe dos filhos e da família e em tratamento oncológico no Hospital do Bem contra uma neoplasia de pulmão, ela jamais imaginaria que ganharia uma festa surpresa de aniversário e teria, nesta data, um desejo simples atendido, porém significativo para ela: almoçar uma lasanha.

Quitéria ganhou mais que isso na data de seu aniversário: festinha surpresa com direito a bolo, decoração com bolas e pôde degustar, junto com outros pacientes, de uma refeição especialmente preparada para ela graças a uma assistência humanizada que vai além do tratamento medicamentoso e hospitalar.

“Eu estava triste. Pela situação e também por estar longe de meus filhos e família, mas essa surpresa me aqueceu o coração, me deixou alegre. Eu chorei no começo do dia, mas a festa me devolveu a alegria. Foi muito bom e me distraiu. Aqui, me senti em família. Vocês morarão sempre no meu coração. Obrigada por hoje e por toda a assistência que eu estou tendo aqui”, disse a Sra. Quitéria, que recebeu o diagnóstico de câncer há poucos dias e nesta quinta-feira (10) fará um procedimento para retirada de material para biopsia. Dos quatro filhos da aposentada, três moram em São Paulo.

O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, reitera a importância de ter esse olhar atento que vai além dos protocolos hospitalares. “Era um desejo tão simples. Comer lasanha. Aí pensamos. Podemos fazer mais que isso. A equipe se uniu, a nutrição preparou o almoço especial e a comemoração aconteceu. É também nossa missão ter esse olhar diferenciado e nossa equipe atua com esse foco porque aqui olhamos o paciente além da doença”, destaca Francisco.

A coordenadora do Serviço Social do Hospital do Bem, Suenia Mota, uma das organizadoras da comemoração, reitera a importância destes momentos. “A hospitalização, principalmente em casos como esse, fragiliza muito o paciente e ter esse olhar humanizado contribuiu para melhorar o quadro como também trazer mais entusiasmo no enfrentamento da doença. O semblante da Sra. Quitéria mudou muito depois da festa, prova de que, mais uma vez, a humanização na assistência faz toda a diferença para o paciente”, finalizou Suenia.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.