A Aldeia Monte-Mor, no município de Rio Tinto, sedia, a partir desta quarta-feira (9), a abertura oficial dos Jogos Indígenas da Paraíba 2025. A solenidade começa às 9h e vai contar com o desfile dos representantes das 30 aldeias envolvidas, que são dos municípios de Marcação, Baía da Traição e de Rio Tinto, cidade anfitriã.
Ao todo, serão quatro dias de competição nas modalidades: cabo de guerra, corrida de tora, arco e flecha, canoagem, corrida, natação no rio, arremesso de lança, futebol e futsal. “São modalidades diversificadas e, assim, o esporte une as aldeias potiguara, localizadas no Litoral Norte da Paraíba”, destacou José Hugo, coordenador técnico.
Na abertura, haverá apresentações culturais e ainda o acendimento da tocha e o juramento do atleta indígena, que será falado no idioma tupi-guarani. “É um dos grandes momentos da abertura, o juramento do atleta, pois resgata a tradição, no idioma original dos povos originários”, concluiu o coordenador.
“A data comemorativa ao dia dos povos indígenas, é neste mês de abril, e por isso, o Governo do Estado, realiza esse grande evento, envolvendo as aldeias potiguara, que justamente ficam localizadas em território paraibano. E agora, em 2025, será mais uma grande festa do esporte”, frisou Lindolfo Pires, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), responsável pela execução dos Jogos.