Terça, 22 de Abril de 2025
25°C 31°C
João Pessoa, PB

Davi: Orçamento é resultado de esforço conjunto de governo e Congresso

O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre, elogiou o esforço do governo e das lideranças partidárias no Parlamento, que, ressaltou, to...

Por: Redação Fonte: Agência Senado
20/03/2025 às 19h21

O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre, elogiou o esforço do governo e das lideranças partidárias no Parlamento, que, ressaltou, tornou possível a aprovação do Orçamento( PLN 26/2024 ) nesta quinta-feira (20). Ele salientou, em entrevista concedida logo após a aprovação, que foi cumprido o compromisso de votar a matéria no Plenário do Congresso antes de 25 de março.

Davi também destacou a colaboração entre as duas Casas do Congresso.

— Meus agradecimentos pela relação cordial, amistosa e fraterna que há entre as Casas. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal caminham lado a lado e ao lado do povo brasileiro.

CMO

O senador lembrou da decisão que prorrogou as atividades da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ele contestou as críticas segundo as quais essa decisão indicava que o Congresso trabalhava com um "prazo indeterminado" para a aprovação do Orçamento — tanto é que, observou ele, a matéria foi aprovada nesta quinta-feira.

Ele disse que a prorrogação teve o objetivo de, caso o Orçamento não fosse votado até o dia 25, garantir um amparo jurídico e institucional para que se pudesse deliberar sobre a matéria. "Foi uma forma de proteger o Estado brasileiro e a Comissão Mista de Orçamento", declarou.

— Mas votamos hoje. (...) Foi uma conquista do compromisso, da palavra, da serenidade e da maturidade institucional do Congresso — afirmou.

Também presente na entrevista, o relator do Orçamento, senador Angelo Coronel (PSD-BA), negou que tenha faltado tempo para os membros da CMO examinarem o respectivo relatório. Para ele, os parlamentares da comissão tiveram acesso “tranquilo” ao parecer.

— Fiz questão de, ao longo do mês, conversar com todos os membros e líderes da CMO para começarmos a costurar o que ocorreu hoje: a votação de uma peça orçamentária sem obstrução — enfativou Angelo Coronel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.