A Defesa Agropecuária, gerência Patos, divulgou nesta quarta-feira, 02, o resultado da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. A ação que vacina bovinos e bubalinos teve início no dia 02 de Maio e ocorreu até o dia 31 do mesmo mês.
De acordo com o fiscal agropecuário, Carpejane Ferreira da Silva, o resultado foi o esperado, tendo em vista o alto índice de animais vacinados, o que alcançou o número de 1.311.929 em todo o estado da Paraíba, o equivalente a 86,70%.
Já na regional de Patos foram registrados 95,63% dos animais vacinados, acima do esperado e o que preconiza o Ministério da Agricultura e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Como nós alcançamos o status livre de Febre Aftosa com vacinação, o Ministério da Agricultura preconiza que o resultado seja acima de 90% do rebanho trabalhado. Como no estado ainda não alcançamos esse índice, vamos em busca dos inadimplentes. Mas em relação a regional de Patos nós ultrapassamos os 90% e em relação ao escritório local de Patos, que abrange onze municípios, nós ultrapassamos e chegamos a 95,80% do rebanho vacinado, explicou.
O fiscal agropecuário ressaltou que os números alcançados é o resultado de um trabalho realizado junto com parceiros, bem como a conscientização dos criadores em manter a vacina de seu rebanho em dia.
Veja os números:REGIONAL--- % REBANHO VACINADO
PATOS------- 95,63%
ULSAV------- 95,80%
MUNICÍPIOS --------% REBANHO VACINADO
AREIA DE BARAÚNAS---93,24
CACIMBA DE AREIA----98,24
CATINGUEIRA-----------95,41
MÃE DÁGUA-----------90,13
PASSAGEM-------------97,44
PATOS------------------94,28
QUIXABA--------------92,65
SALGADINHO--------94,35
STª TEREZINHA-----98,55
S.J DE ESPINHARAS---96,27
S.J DO BONFIM-------95,62
A Defesa Agropecuária ainda chama os criadores que vacinaram o rebanho e não declararam a vacina que compareçam ao escritório local, que fica na Rua Pedro Firmino, Bairro Liberdade, próximo a Feira da Troca.