Uma experiência de conhecimento e com foco na construção de soluções inovadoras unindo em um mesmo ambiente estudantes universitários, professores e profissionais especialistas com atuação no mercado de trabalho. Esse foi o objetivo do Sebrae/PB e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousa, no sertão da Paraíba, ao promover o Ideathon, metodologia que é praticada como formato de maratona para incentivar o surgimento de novas ideias em solução das problemáticas propostas.
O encontro, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (18), contou com 180 universitários vinculados ao curso de Administração da UFCG. Os participantes foram divididos em equipes e cinco temas foram elencados para discussão de soluções, sendo eles: “Como aliar teoria e prática no curso de Administração?”; “Como aproximar o curso de Administração das empresas locais e/ou mercado de trabalho?”; “Como o curso de Administração poderia acompanhar os egressos do curso?”; “Quais ações de extensão e/ou atividades de pesquisa o curso de Administração poderia implementar?”; e “Quais atividades interdisciplinares poderiam ser criadas no curso de Administração?”.
Conforme o coordenador do curso de Administração do campus da UFCG na cidade de Sousa, Alexandre Pereira, a parceria estabelecida com o Sebrae é bastante positiva e tem contribuído para o crescimento das atividades relacionadas ao ambiente acadêmico. Segundo ele, a própria proposta da maratona surgiu de debates junto ao Hub de Inovação Dino Valley, movimento que tem sido responsável pelo debate da inovação na região e conta com a participação de professores vinculados ao ambiente acadêmico. “É um momento importante esse, porque nós estamos em processo de reestruturação do curso e trazer o Ideathon foi uma das estratégias pensadas junto com o Sebrae, para que se pudesse escutar a comunidade acadêmica, gerando novas ideias sobre como melhorar o curso”, enfatizou.
Ainda de acordo com Alexandre Pereira, o Ideathon ficará registrado no processo de elaboração do novo plano pedagógico do curso (PPC) como uma das atividades de colaboração. “O Sebrae tem sido esse pilar, essa mola que impulsiona muitas vezes as ações e a gente agradece por essa parceria”, completou.
O projeto vencedor, que foi nomeado de plataforma de integração “CONECTA PRO”, foi pensado por uma equipe formada por alunos do primeiro período do curso de Administração. A ideia consiste na elaboração de um aplicativo, cuja finalidade é promover a conexão direta com empresas e organizações, sejam elas de abrangência local ou regional. A proposta é facilitar parcerias acadêmicas relacionando o curso para incentivar vagas de estágio e outras oportunidades, assim como o desenvolvimento de projetos específicos e eventos como feiras ou exposições. Outros quatro projetos também foram premiados ao fim da maratona.
Por sua vez, a gestora do Ecossistema de Inovação Dino Valley, Juliene Fernandes, avaliou positivamente o resultado da iniciativa e destacou o engajamento de jovens no processo de inovação. “Esse tipo de ação fomenta a inovação aberta, um pilar essencial para o desenvolvimento de uma cultura inovadora local. A partir da atuação do Hub Dino Valley, que possibilita diferentes conexões, essa atividade foi planejada para estimular a formação de jovens ainda mais qualificados. O intuito é fortalecer a cultura de inovação em Sousa, formando uma nova geração de profissionais preparados para transformar o futuro da região”, enfatizou.
Resultado geral:
1º Lugar
Tema: Como aproximar o curso de Administração das empresas locais e/ou mercado de trabalho?
Proposta: Plataforma de integração “CONECTA PRO”.
2º Lugar
Tema: Como o curso de Administração poderia acompanhar os egressos do curso?
Proposta: Revista eletrônica.
3º Lugar
Tema: Como aliar teoria e prática no curso de Administração?
Proposta: Criação de disciplina.
4º Lugar
Tema: Quais ações de extensão e/ou atividades de pesquisa o curso de Administração poderia implementar?
Proposta: Projetos de extensão e pesquisa
5º Lugar
Tema: Quais atividades interdisciplinares poderiam ser criadas no curso de Administração?
Proposta: Consultoria organizacional.
Mín. 24° Máx. 28°