Os pequenos negócios, sobretudo nos setores da construção civil e de serviços, foram responsáveis pela geração de 11.847 novas vagas de emprego na Paraíba, no período de janeiro a junho deste ano. O dado está no levantamento realizado pelo Sebrae/PB, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e revelou ainda que o mês de junho foi o que resultou no maior número de vagas no primeiro semestre, com 2.296 oportunidades.
De acordo com o levantamento do Sebrae, ainda considerando o primeiro semestre, enquanto que as micro e pequenas empresas somaram mais de 11,8 mil postos de trabalho, as médias e grandes empresas somaram 1.164 vagas. Já a Administração Pública gerou 29 vagas; e entidades sem fins lucrativos geraram 78 vagas.
O cenário positivo para a geração de emprego nos pequenos negócios vem ocorrendo gradativamente. O crescimento no número de vagas pelos pequenos empreendedores foi de 31,24% no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período de 2023, segundo o Caged.
Assim como vem ocorrendo ao longo dos últimos meses, os setores da construção civil e de serviços têm protagonizado o maior número de postos de trabalho. Ainda conforme os números do Caged para o primeiro semestre deste ano, o setor da construção civil somou 4.291 vagas. Na sequência vem o setor de serviços, com 4.281 vagas, comércio(2.350) e a indústria de transformação (1.002).
Já considerando apenas o mês de junho, o setor do comércio lidera com o número de oportunidades (849), seguido pelo setor de serviços (623), construção civil (440) e indústria de transformação (346).
Mín. 24° Máx. 30°