O processo competitivo empresarial faz parte do ambiente de negócios e a cada dia tem gerado transformações para quem atua no mercado. Estar atento às tendências é uma estratégia fundamental para projetar o crescimento de forma inovadora. Neste contexto, o Sebrae/PB destaca a utilização da inteligência artificial (IA) como uma importante ferramenta de trabalho e que pode colaborar para melhorar o atendimento nos pequenos negócios.
A tecnologia já faz parte da realidade no mercado paraibano e tem ganhado espaço nas empresas, a partir da automação de processos e o aumento da produtividade. No sertão do estado, a loja Tippo Comércio Varejista de Confecções, que tem uma de suas unidades instaladas na cidade de Patos, modificou os processos de atendimento aos seus clientes e tem acumulado resultados positivos com o uso da IA. A empresa é uma das contempladas pelo Sebraetec, projeto cuja finalidade é disponibilizar soluções em tecnologia e incentivar o empreendedorismo e o crescimento dos pequenos negócios no estado.
De acordo com a gerente comercial da empresa, Thais Linhares, a ferramenta (marketing zap) é utilizada há dois anos. Segundo ela, a tecnologia funciona para impulsionar o processo de atendimento online de forma ágil, personalizar o envio de mensagens para clientes e aprimorar a comunicação do negócio na etapa do pós-vendas. “Essa experiência melhorou o atendimento e resultou em uma maior fidelização dos clientes com recomendações positivas, maximizando a satisfação por meio da implementação de uma comunicação efetiva e personalizada via WhatsApp”, comenta.
Como funciona a ferramenta?
O marketing zap é uma solução em tecnologia com uso da inteligência artificial. A ferramenta permite o envio de mensagens personalizadas com a inclusão de arquivos (áudio, imagem, figurinhas, vídeo e PDF), além de ser responsável pela automação de vários processos como o atendimento de clientes.
Outro diferencial é o gerenciamento de contatos, possibilitando a organização de campanhas publicitárias e o envio de ofertas e promoções. Com o uso da IA, a ferramenta também auxilia o empreendedor, em caso de dúvidas, com sugestões visando a criação de campanhas, permitindo também a integração via chat, onde mensagens pré-definidas podem ser enviadas para o cliente final, com base em respostas geradas pela inteligência artificial, previamente treinada.
Incentivo à inovação
Segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, a implementação da IA no mercado pode acontecer de diferentes formas, sendo uma prática que tem transformado a realidade de empresas e contribuído de forma positiva para o desenvolvimento econômico dos negócios.
“O uso da inteligência artificial acontece em várias situações corriqueiras e muitas vezes sem o empreendedor perceber que se trata de recursos relacionados à tecnologia, como respostas automatizadas e campanhas de publicidade online. Os recursos estão se ampliando e é importante identificar quais são aqueles que podem otimizar mais atividades rotineiras para liberar o empreendedor para tarefas mais complexas ou que exigem mais atenção. Esse é um dos pontos que geram impacto positivo e que o dono do pequeno negócio precisa acompanhar”, disse.
Para estimular o processo de inovação nos pequenos negócios, o Sebrae/PB lançou neste mês de julho o curso “Inteligência Artificial: como usar IA de forma prática para os negócios”. Com carga horária de 12 horas-aula e conteúdo programático distribuído em quatro módulos, o desenvolvimento do curso vai ser realizado nos dias 9, 11, 16 e 18 de julho, na cidade de João Pessoa.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelos interessados através do endereço eletrônico https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/203299759-inteligencia-artificial-como-usar-ia-de-forma-pratica-para-os-negocios. Outras informações podem ser consultadas também através do serviço de atendimento pelos números telefônicos (83) 9 9415-0590 / 9 9339-2467, disponível também pelo aplicativo de WhatsApp.
Mín. 24° Máx. 30°