Estudantes da ECI Antônio Avelino de Almeida, do município de Olho D’Água, no Sertão paraibano, chegaram às finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) que aconteceram no último 21 de junho, no Campus Barretos, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Para chegar até a fase presencial, as 49 equipes classificadas de 16 estados brasileiros, disputaram com outras 1.800 na fase online, que ocorreu em abril deste ano. Para o professor Francisco Sales, que acompanhou a equipe paraibana, a conquista da medalha foi muito importante. “Foi nossa primeira participação em uma olimpíada desse tipo, superamos muitas dificuldade e chegar a final e essa medalha tem um valor simbólico muito grande para nossa escola e nosso estado”, destaca o professor.
Durante a olimpíada as equipes realizaram provas teóricas com questões sobre conservação de alimentos, transgênicos e também provas práticas com atividades de agrimensura e inseminação artificial em um manequim e também regulagem de adubação de uma semeadora. “Nós treinamos bastante na véspera e os estudantes tiveram um ótimo desempenho nos testes”, explica.
A equipe que representou a Paraíba na OBAP é composta pelos estudantes da 3ª série do ensino médio: Karolaine Clementino Silva, Maria Luiza Pereira Alexandre e Wagner Lucas Tomaz Gouveia, e o professor Francisco Sales.
A olimpíada é uma competição que busca estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos da área e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.
Mín. 23° Máx. 29°