A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade(Semas) participou, na manhã desta segunda-feira (02), da cerimônia da Consulta Pública do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba - Procase II. O evento ocorreu no auditório da PBPrev, em João Pessoa.
De acordo com Thiago Silva, Gerente Executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira, a SEMAS busca agora um alinhamento institucional com o Procase II para atuar nas ações já desenvolvidas em toda Paraíba.
“Durante essa manhã validamos as ações que serão desenvolvidas no Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba - Procase II que tratam do Meio Ambiente. A Semas e o Procase, são responsáveis pelas ações de mudanças climáticas e desertificação da Paraíba. Nós atuamos com uma linha mais ambiental, enquanto o Procase com um foco na produtividade. A partir de agora, estamos buscando um alinhamento institucional para também atuar na Mata Atlântica, através das ações que já desenvolvemos”, pontuou, o Gerente Executivo.
Para o início do projeto, faz-se necessário a abertura da consulta pública. Essa consulta estava disponível há um mês e foi encerrada hoje com uma cerimônia de conclusão. Durante o evento, foram realizadas perguntas sobre a execução do projeto e retiradas dúvidas. Participaram representantes de várias entidades, como a Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além de movimentos sociais e rurais, consolidaram o início desse processo.
A transmissão do evento está disponível no canal do YouTube do Procase, por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=gCMA9iYKSvQ&ab_channel=ProcasePara%C3%ADba
Procase II:
O Procase II é um projeto de desenvolvimento rural sustentável coordenado pelo Governo do Estado, em parceria com as Secretarias da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e o Procase. Além disso, conta com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Mín. 23° Máx. 29°