Na última semana, nove estudantes da rede pública estadual da Paraíba foram premiados na Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM). A premiação, que ocorreu no dia 27 de junho, no auditório de Psicologia do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, celebrou o desempenho de mais de 80 estudantes na competição que reúne talentos de todo o estado, incluindo escolas das redes pública e privada. A competição contou com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e teve as provas acontecendo nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Araruna e Mamanguape.
A OPM é uma competição regional que abrange estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. A competição é dividida em três níveis: Nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, Nível 2 para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Nível 3 para alunos do Ensino Médio. As premiações são distribuídas em medalhas de ouro, prata e bronze para os três melhores colocados em cada nível, além de menções honrosas para aqueles que tiveram um desempenho de destaque. A avaliação é feita com base em provas que testam o conhecimento e a habilidade dos estudantes em resolver problemas matemáticos desafiadores.
No Nível 1, a estudante Maria Izabela Oliveira da Silva, da EEEF Antonia Maria Da Anunciação, em Vieirópolis, conquistou a medalha de bronze. Já Gabriel Oliveira Figueiredo Miguel, do C.E.E.E.A. Sesquicentenário em João Pessoa, recebeu menção honrosa, destacando-se entre os participantes da categoria. No Nível 2, Victor César dos Santos Nazário, da EEEFM Antônio Elias Pessoa, em Santa Rita, foi agraciado com a medalha de bronze e Iago Cavalcanti Lucena, da EEEF Joaquim Nabuco, em Bonito de Santa Fé, também foi reconhecido com uma menção honrosa.
Já no Nível 3, que abrange os alunos do Ensino Médio, José Eudes Honório de Queiroga Filho, da EEEFM Arruda Câmara, em Pombal, conquistou a medalha de ouro, sendo o único da rede pública a alcançar essa posição de destaque. Além dele, João Micael Andrade de Souza, da ECIT Nicéa Claudino Pinheiro, em Cajazeiras, e Yasmin de Barros da Silva, da EEEM Frederico Lundgren, em Rio Tinto, receberam medalhas de prata. Derick Gabriel dos Santos Queiroga, também da EEEFM Arruda Câmara, e Harley Henrique Ferreira Dantas, da ECIT Advogado Nobel Vita em Coremas, foram agraciados com menções honrosas.
A EEEFM Arruda Câmara, integrante da 13ª Gerência Regional de Ensino, é reconhecida pela sua tradição de excelência em competições de matemática. Segundo o professor Mailson Matos Pereira, a escola acumula mais de 80 premiações nos últimos quatro anos, resultado de um trabalho contínuo voltado para olimpíadas. "Nossos estudantes, mesmo concorrendo com escolas particulares de alto padrão, se sobressaíram," destacou Mailson, evidenciando o comprometimento dos alunos e a qualidade do ensino na instituição.
Esta não é a primeira vez que o estudante José Eudes, aluno da EEEFM Arruda Câmara, é destaque em uma competição. O jovem já recebeu ouro na Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e uma medalha de prata em outra edição da OPM. "Estou muito feliz com essa conquista. A experiência na OPM foi desafiadora e gratificante. Me preparei bastante para ir bem nas provas, dedicando muitas horas aos estudos e resolvendo diversas questões, e essa preparação valeu a pena. Ganhar medalha de ouro foi uma surpresa incrível. Agradeço muito aos meus professores e à escola pelo apoio constante", agradeceu.
A Olimpíada Paraibana de Matemática é realizada em parceria pelo Instituto Federal de Educação da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba. O evento conta com o apoio da Associação Olímpica Brasileira de Matemática (AOBM) e da Stone, e tem como objetivo estimular o estudo da matemática, desenvolver a capacitação dos professores e promover a integração entre universidades e escolas. A realização da OPM é coordenada pelos integrantes do Projeto de Extensão OPM 2023, aprovado pelas Pró-Reitorias de Extensão da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Estadual da Paraíba.
Além de promover a melhoria do ensino de matemática no nível básico, a competição tem como objetivo identificar e incentivar jovens talentos, fomentando a participação de alunos de graduação em pesquisas relacionadas à metodologia de resolução de problemas. “Esses resultados refletem o comprometimento e a dedicação dos estudantes, bem como o trabalho incansável de nossos professores e gestores escolares. Cada medalha e menção honrosa são prova de que a rede pública estadual está no caminho certo, oferecendo uma educação de qualidade e estimulando o desenvolvimento de talentos. Parabéns a todos!”, comemora o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson de Amorim, que esteve presente na solenidade de premiação.
Mín. 23° Máx. 29°