Aconteceu nos últimos dias 27 e 28 de junho, em Brasília, o Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento visava discutir a realidade brasileira do Ensino Médio articulado à Educação Profissional e Tecnológica (EM-EPT), por meio da troca de experiências entre os estados.
Estiverem presentes representando a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), o secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, e o gerente executivo de Educação das Escolas Cidadãs, Túlio Antunes.
Durante o encontro foram discutidas políticas de valorização e fomento à Educação Profissional e Tecnológica de modo a estimular a ampliação da oferta de vagas nas redes estaduais de ensino, no contexto do programa da Escola em Tempo Integral.
“O evento marca um importante passo no fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, e sinaliza que o MEC estará mais próximo dos estados na implementação dessa importante e estratégica política”, disse o secretário Erivonaldo Alves.
Cada estado teve a oportunidade de explanar o trabalho realizado e suas experiências locais. Na ocasião, o gerente Túlio Antunes, destacou ampla Rede Estadual de Ensino Técnico, Profissional e Tecnológico e também programas de incentivo como o Programa Primeira Chance, que oferece estágio para estudantes de nível técnico.
“O Estado da Paraíba é formado por 161 escolas técnicas para 38 mil estudantes, além de programas fundamentais para a sustentação da política de EPT, tais como: o Programa Primeira Chance, que em 2024 universalizou o acesso ao estágio técnico, o Programa Dinheiro Direto na Escola Técnica (PDDET), que em 2024 irá investir diretamente nas escolas técnicas quase R$ 7 milhões e o ParaíbaTEC, que entre 2024 e 2025 irá abrir mais de 581 turmas de profissionalização em todo o estado. Além da novidade que é o currículo por competências e habilidades, um tipo de “BNCC técnica” e a criação do sistema estadual de avaliação da EPT-EM com o IDE-TEC”, explicou o gerente.
A programação também contou com palestras com os temas: “Juros por Educação: seu impacto na EPT dos Estados”, a “A política de educação em tempo integral”, e a palestra sobre “A Política Nacional da Educação Profissional e Tecnológica”.
O evento encerrado com a reunião plenária do Fórum de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica.
Mín. 23° Máx. 29°