O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu 239 pessoas entre os dias 21 e 24 de junho – feriadão do São João. Foram atendidas 56 pessoas no dia 21, mais 64 no sábado (22), outras 56 pessoas no domingo (23) e mais 63 na segunda-feira (24). No período, três pessoas precisaram ser internadas após a consulta ambulatorial. Uma com dispneia, outra com surto psicótico e outra com febre, vômito e diarreia.
Durante o feriadão de São João, as causas mais recorrentes de procura pelo serviço foi de pessoas se queixando de dores diversas, com 71 registros, seguidas de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 11 casos, e mais 11 ocorrências de pacientes com crise nervosa.
Mas no período o hospital atendeu ainda diversos casos de amigdalite, cefaleia, diarreia, dificuldade de urinar, dispneia, dengue, crise hipertensiva, luxação, mal-estar, vômito, diabetes, além de duas vítimas de sinistro de trânsito com moto e duas pessoas feridas com objeto perfuro/cortante.
A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, afirmou que mesmo com aumento do fluxo de pessoas em Coremas e redondezas, por causa do feriadão, a média de atendimentos da unidade se manteve similar a dos finais de semana corriqueiros. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana a gente não evidenciou um aumento significativo de demanda muito diferente do que a gente já atende cotidianamente. Claro que houve acréscimos, mas dentro do que a gente já esperava e se preparou para atender”, afirmou ela.
Mín. 23° Máx. 29°