Amanhã é o último dia para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Quase 80 mil dos 260 mil paraibanos aptos a declarar deixaram para prestar contas ao Leão nas últimas 48 horas. Os retardatários somam 30% do total esperado no Estado. Segundo a Receita Federal, até ontem à tarde 181 mil pessoas tinham enviado o documento, mas os especialistas advertem que é melhor fazer a declaração dentro do prazo, mesmo que retifique posteriormente.
Na quarta-feira também termina o prazo para o pagamento à vista ou parcelado de quem tem imposto devido. A quitação do tributo deve ser feita em expediente bancário ou no caixa de autoatendimento, dependendo do valor do pagamento. Os contadores explicam que o retardatário que já sabe que não vai conseguir obter toda a informação para declarar o IR até as 23h59min59seg deste dia 30 de abril é preferível declarar, mesmo que fique alguma pendência para não ser multado pelo Fisco.
A Multa por Atraso na Entrega da Declaração (Maed) varia de 1% ao mês e pode chegar até 20% do imposto devido, não pode ser inferior a R$ 165,74. Tem muita gente correndo aos escritórios de contabilidade para tentar fazer a declaração até quarta-feira, mas quando a gente vai analisar a papelada tem recibo com CPF errado e outros problemas que não poderão ser checados a tempo. Então a dica é declarar mesmo que fique com algum documento faltando e depois retificar a declaração, contou o contador Rinaldo José Finizola.
Segundo as regras da Receita Federal, o contribuinte tem o prazo de 45 dias, a partir da entrega em atraso, para efetuar o pagamento. Se a multa não for paga até o vencimento, haverá incidência de juros de mora com base na taxa Selic. Para as declarações com direito à restituição do IR, caso a multa não seja paga dentro do vencimento ela será deduzida, juntamente com os respectivos acréscimos legais.
O contador Rogério Fernandes também defende que o contribuinte faça a declaração dentro do prazo para evitar ser multado. O brasileiro deixa sempre para a última hora, principalmente quem tem imposto devido. Para se livrar da multa é bom enviar os dados ao Fisco e depois retificar.
O delegado da Receita Federal em Campina Grande, José Domingos de Medeiros, rebate a orientação dos contadores e reforça que o contribuinte só deve prestar contas ao Leão se todos os dados estiverem corretos e não precise de mais nenhum complemento. Caso contrário ele cairá em malha fina, frisou Domingos. Quem não conseguir declarar dentro do prazo, a RF irá liberar o programa, já com a geração da multa, na sexta-feira, dia 2 de maio.