O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, realizou, nessa segunda-feira (17), uma palestra educativa para dezenas de crianças do Fundamental II, da Escola Crescer, no Bairro das Indústrias. A ação faz parte de uma série de palestras que a equipe da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) desenvolve, no mês de junho, em escolas públicas e privadas sobre a importância da prevenção e cuidados em casos de queimaduras.
Segundo a fisioterapeuta Fabíola Lima, é impressionante perceber o quanto os jovens aprendem e podem reverberar sobre os perigos das queimaduras para suas famílias. “Estamos em um período propício para conversar com os adolescentes sobre queimaduras, porque eles podem ser multiplicadores dessa informação e evitar acidentes que deixam marcas para sempre. Durante uma hora, pudemos falar sobre os tipos de queimaduras, as consequências, o que fazer caso aconteça e reforçar que a nossa unidade de saúde é referência no tratamento”, salientou.
Para a diretora pedagógica da Escola Crescer, Naira Fonseca, é comum neste período as crianças aparecerem no ambiente escolar com alguma queimadura. “Percebemos ao longo dos anos de escola que cresce o número de crianças com queimaduras, no período junino. São justamente o mau uso dos objetos como acender um fósforo direito ou manusear fogos de artifício que causa esse tipo de queimaduras. Então, para evitar ou ensinar a manuseá-los de forma correta, a equipe veio realizar esta palestra com uma linguagem simples e acessível”, ressaltou.
Na ocasião, muitos alunos relataram que já vivenciaram alguma situação relacionada às queimaduras e que aprenderam bem sobre a palestra. Como por exemplo, o estudante Rafael Silveira, 13 anos, que acertou o quiz de perguntas sobre queimaduras e ganhou um brinde. “Aprendi que devemos passar só água corrente em casos de queimaduras e agora sei como prevenir as queimaduras, vou ajudar outras pessoas a não se queimarem durante o São João e caso ocorra se dirigir imediatamente ao Hospital de Trauma de João Pessoa”, pontuou.
UTQ –A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) é referência na Paraíba no atendimento e tratamento de queimaduras, com demanda espontânea. As equipes multiprofissionais são compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e médicos de especialidades como clínica geral, cirurgia geral, cirurgia plástica e pediatria. Em alguns casos, de acordo com a extensão das lesões, outros especialistas assistem o paciente, como ortopedistas e vasculares. Os profissionais se revezam 24 horas por dia para atender aos 64 municípios paraibanos que pertencem à 1ª macrorregião.
Mín. 25° Máx. 29°