O programa Opera Paraíba intensifica os serviços e deve realizar até este domingo (16) a quantidade de 90 cirurgias eletivas no Hospital Estadual de Solânea. As cirurgias tiveram início nessa sexta-feira (14) e a média é fazer 30 intervenções por dia, sendo procedimentos de hérnia, vesícula, histerectomia e laqueadura.
O programa, criado pelo Governo do Estado, vem interiorizando as ações de saúde, estando presente em todas as regiões da Paraíba e facilitando o acesso dos paraibanos à realização de cirurgias eletivas.
A agricultora Iranilda Alves, de 53 anos, da cidade de Dona Inês, está participando do programa pela segunda vez. Agora foi contemplada com uma cirurgia de hérnia umbilical. “Esse problema já vinha me incomodando há um tempo, e como eu já tinha feito outra cirurgia pelo Opera Paraíba, procurei de novo. Esse programa é uma benção, tem ajudado muita gente,” comentou.
A diretora geral do hospital, Vanessa Viegas, destaca a transformação da saúde na região através do Opera Paraíba. “Desde a chegada do programa aqui em Solânea, a saúde aqui na região do Brejo se transformou, possibilitando mudança de vida e melhoria no bem-estar de cada paciente beneficiado. E nossa meta é cada vez mais ampliar os serviços oferecidos,” enfatizou.
No início da semana, o hospital dá início à realização de mais 150 cirurgias oftalmológicas, de catarata e pterígio, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes da região.
Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo endereço operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.
Mín. 25° Máx. 29°