O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública (ESP), lançou edital de seleção para a concessão de bolsa para a Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS (Reap Quali/PB). O edital tem como foco a regionalização da Rede de Atenção à Saúde. Estão sendo ofertadas 38 vagas para apoio administrativo, coordenador de enfermagem, apoiador institucional, coordenador de farmácia, apoio matricial de enfermagem.
O projeto do Reap Quali tem como objetivo ampliar a estratégia de Apoio Institucional da SES para diferentes áreas, trabalhar a instrumentalização às equipes de saúde para o desenvolvimento das ações de qualificação nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria no SUS regional, além de fortalecer a Atenção Primária em Saúde como centro organizador dos sistemas de saúde.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, o processo seletivo engloba duas modalidades de bolsa, a de Desenvolvimento Tecnológico e de Desenvolvimento Educacional, e terá durabilidade de dois anos. “É através do projeto Reap Quali que nós conseguimos avançar na regionalização da Saúde, já que nossos apoiadores são destinados a apoiar os municípios, melhorando nossos índices. Com este novo edital conseguiremos reforçar a vigilância em saúde e a assistência farmacêutica”, explicou.
Atualmente, o projeto conta com 97 bolsistas, distribuídos em 6 eixos temáticos, financiados pelo Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Amar), sendo eles: Eixo Temático I - Subprojeto de Apoio Institucional para matriciamento gerencial e fortalecimento do trabalho na Atenção Primária à Saúde; Eixo Temático II - Subprojeto de Apoio Institucional para Vigilância em Saúde voltado para o Programa Vacina Mais Paraíba; Eixo Temático III - Subprojeto de Apoio Institucional para qualificação e padronização dos processos nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria no SUS locorregional; Eixo Temático IV - Subprojeto de Apoio Institucional para fortalecimento da Regionalização do SUS da Paraíba; Eixo Temático V - Subprojeto de Apoio Institucional para gestão das ações de saúde digital e integração dos municípios na rede nacional de dados em saúde; Eixo Temático VI - Subprojeto de Apoio Institucional para educação na saúde.
O novo edital de seleção para a concessão de bolsa cria dois novos eixos, o Subprojeto de Apoio Institucional para a Vigilância em Saúde, intitulado: Fortalecimento da Vigilância em Saúde na Paraíba: Estratégias Integradas para uma Gestão Eficiente (Eixo Temático VII) e o Subprojeto de Apoio Institucional para organização das ações da Assistência Farmacêutica no SUS no contexto da Atenção Primária à Saúde (Eixo Temático VIII).
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, reforçou que com os novos profissionais será possível trabalhar a prevenção de emergências epidemiológicas no Estado. “Esperamos fortalecer a capacidade do estado da Paraíba de detectar precocemente eventos de saúde pública, responder de forma eficiente a emergências, e embasar suas decisões de gestão em dados epidemiológicos robustos e atualizados”, ressaltou.
No âmbito da Assistência Farmacêutica, a gerente executiva Wênia Brito destacou que o processo seletivo viabilizará a qualificação da gestão na assistência. “Com esse apoio direto aos municípios, a partir da definição de suas linhas de cuidados prioritárias, iremos delinear as competências para que possamos qualificar os serviços farmacêuticos, a partir de um modelo que reoriente sua atuação clínica com o usuário e com a comunidade”, pontuou.
A inscrição para o Processo Seletivo do Reap Quali é gratuita e está aberta até o dia 23 de Junho. Interessados podem se inscrever online, pelo endereço eletrônico: www.esp.pb.gov.br/editais . O foi publicado no último dia 6 de Junho, no Diário Oficial do Estado.
Mín. 25° Máx. 29°