Uma ação conscientizadora, de incentivo às mulheres para uma prática primordial para o desenvolvimento saudável do recém-nascido, o aleitamento materno, foi desencadeada por funcionários do Banco de Leite Vilani Kherle da Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos, nesta quinta-feira.
Vivenciando a 21ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, os funcionários marcaram ponto na Praça Getúlio Vargas, centro da cidade e mudaram a rotina do trânsito, oferecendo muitas informações aos condutores de veículos e pedestres que transitavam pelo local. Um trio de forró pé-de-serra animou os trabalhos.
Os 10 passos para o aleitamento materno, como os cuidados corretos das mamas, direitos da mãe trabalhadora; quem pode fazer a doação de leite; exercícios para a retirada de leite (ordenha) foram algumas informações trabalhadas com a população através da panfletagem e da abordagem pessoal. ?Foi bastante gratificante fazer esse trabalho com a população, enfatizando a importância do aleitamento materno e da doação de leite, alimento essencial para recém-nascidos cujas mães não conseguem amamentar?, comentou Joana Sabino, coordenadora do Banco de Leite da Peregrino Filho.
Em Patos a 21ª Semana Mundial de Aleitamento Materno foi aberta nesta quarta-feira (1º de agosto) com a inauguração da Sala de Porcionamento e da UTI neonatal da Peregrino Filho. Numa realização do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Social Fibra, tem sequência nesta sexta-feira 3 com palestras no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, destinadas a funcionários da Maternidade de Patos.
Às 8h ?Aspectos afetivos e emocionais do aleitamento materno?, pela psicóloga Volffraniad de Sá e em seguida ?Compreendendo o passado ? planejando o futuro?, tendo como palestrante o enfermeiro Rogério Nunes Silva. No período da tarde outras turmas participam desasa palestras.
Ascom