Referências elogiosas e homenagens aos veteranos, com 20 anos de serviços prestados ao Centro Integrado de Operações (Ciop), marcaram a solenidade de dois anos de funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Patos, realizada nesta segunda-feira, 10. Também foram apresentados os resultados das ações de segurança envolvendo as tecnologias de vídeo e radio monitoramento da estrutura localizada no sertão paraibano.
Estiveram presentes na solenidade o coordenador estadual dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) no Estado, coronel PM Júlio César de Oliveira, o coordenador de Patos, coronel Jurandy Monteiro, e ainda autoridades dos órgãos de segurança pública estaduais e outras instituições.
Durante a solenidade, o coordenador do CICC de Patos, coronel PM Jurandy Monteiro lembrou que o prédio foi entregue à população no dia 10 de junho de 2022 e abrange 88 municípios através de uma central única de despachos, atendendo 902 mil habitantes. No mesmo ano, em outubro, foi inaugurado o CICC de Campina Grande e no dia 5 de agosto de 2023 o CICC de João Pessoa. "Em Patos, realizamos atendimento de emergência dos órgãos operativos da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, gerimos uma Central de Monitoramento e integramos e articulamos o trabalho com outros órgãos da Segurança Pública e de outras instituições", explicou Jurandy, apresentando casos de prisões e apreensões realizadas no período.
O coordenador estadual, coronel Júlio César, ainda frisou que o CICC de Patos foi o primeiro a ser inaugurado, denotando a importância de investimentos do Governo do Estado no sertão. “Passamos por uma caminhada longa para a implantação dessas estruturas que hoje funcionam plenamente. Quando a comissão elaborou o projeto dos Centros, um órgão do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, houve um interesse imediato do Governo do Estado nas instalações e a construção sendo iniciada no sertão do Estado. Hoje, os três centros são responsáveis pelo videomonitoramento em todo Estado, com mais de 1.600 câmeras instaladas em território paraibano, e também usam um sistema avançado de comunicação com tecnologia TETRA, criptografado, com alto alcance e que proporciona comunicação de qualidade entre os órgãos do sistema de segurança”, lembrou.
Foram homenageados os militares destaques das centrais de teleatendimento, operação e monitoramento:
Também foram entregues bottons personalizados do CICC, no intuito de homenagear os militares da reserva remunerada pioneiros do Copom (Centro de Operações Policiais Militares), que deu origem ao atendimento de solicitações de urgências e emergências policiais realizadas através do telefone 190.
Mín. 25° Máx. 29°