A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (7), mais uma edição da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde. A ação aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Manoel Vieira, no horário das 8h às 14h, no município de Patos. A feira faz parte do “Cidadania Democrática”, evento promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, com a finalidade de aproximar os serviços dos órgãos estaduais à população, durante os dias em que são realizadas as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE).
A Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde oferta atendimento médico com clínicos; atendimento com médicos cirurgiões gerais; consultas cardiológicas para realização de risco cirúrgico; exames laboratoriais pré-operatórios; ultrassonografias e marcação de procedimentos eletivos para o Programa Opera Paraíba, além de vacinação contra a influenza, testes rápidos de ISTs, aferição de pressão e glicemia. A unidade de coleta móvel do Hemocentro também faz parte da iniciativa para ampliar o número de doadores de sangue em todo o estado.
A secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, reforçou a importância da ação itinerante que aproxima os serviços de saúde da população. “A feira tem sido um sucesso, tanto na adesão da população, quanto a celeridade dada aos procedimentos de alta e média complexidade. Aqui estamos ofertando a toda região de Patos atendimento especializado, fazendo com que o usuário tenha acesso a consultas, exames e até marcação de cirurgias de forma rápida”, frisou.
Outro importante destaque da iniciativa é o Castramóvel, que está presente nos eventos realizando cadastros e castração de cães e gatos. Para a manicure, Maria da Conceição Nobre, 40 anos, o serviço é fundamental para o controle populacional desses animais.
“Gostei muito do serviço pois, graças a ele, consegui castrar minha Lua. A Lua vive muito na rua e tinha medo dela engravidar. Agora, castrada, tenho a certeza que ela ficará bem. E isso é importante, já que mostra o quanto que o Estado está preocupado com os animais de rua, para que eles não se proliferem, evitando acidentes e doenças”, ressaltou.
O secretário escolar Nuriel Araújo Lira, 29 anos, aproveitou a ocasião para doar sangue. Para ele, a oferta de serviços como coleta de sangue reflete na cooperação entre as pessoas. “Eu já sou um doador, esta é a segunda vez que eu faço a doação e sei o quanto que isso é necessário para que possamos ajudar uns aos outros. Ter esse serviço de forma itinerante o torna mais acessível. É bom que outras pessoas doem e se tornem doadores também, afinal a gente nunca sabe quando seremos nós a precisar”, afirmou.
No total, em Patos, mais de 1.400 pessoas tiveram acesso aos serviços de saúde ofertados na feira, como Central de Transplantes, Ultrassonografias, Clínico Geral, Cirurgião Geral, Hemocentro, Classificação de risco, Fisioterapia, Ortopedia, Testes rápidos, Imunização, Exames Laboratoriais, Castrações, Vigilância Entomológica (Dengue), Marcação de eletivos, Otorrino infantil, Cirurgia geral infantil, Pediatria, Nutricionista, Consulta de enfermagem, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Acompanhamento de pacientes pós-internação e Triagem.
As próximas cidades que receberão a Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde e o ODE são: Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).
Mín. 25° Máx. 29°