Mais de 300 pessoas participaram do Seminário Nacional de Ouvidorias 2024 realizado no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, nestas terça e quarta-feira (4 e 5). A experiência, relatada como enriquecedora por vários ouvidores, aconteceu pela primeira vez na Paraíba.
A iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) juntamente com o Governo da Paraíba, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, contou com a participação de outras instituições, a exemplo da Controladoria Geral do Município, do Fórum Paraibano das Ouvidorias Públicas e Privadas e o Tribunal de Contas do Estado. O objetivo foi abordar temas relevantes para trocar experiências e aprimorar o serviço público.
Participaram do evento ouvidores da rede pública e privada, além de autoridades nacionais, estaduais e municipais. Na oportunidade, foram discutidos temas como o tratamento quanto a denúncias de assédio, a humanização no atendimento, como conduzir conversas difíceis, a construção da Carta de Serviços, entre outros.
A ouvidora geral da CGU, Ariana Frances, afirmou estar bastante satisfeita com o resultado do Seminário. “Deu para perceber o quanto as pessoas gostaram do encontro, trouxeram suas dúvidas e são nessas trocas de experiências que a gente se aprimora, que reabastece as energias para seguir fazendo melhor o nosso trabalho. Foi muito importante contar com a parceria do estado da Paraíba”, destacou.
André Motta de Almeida, ouvidor geral do Estado da Paraíba, falou da satisfação em ter recepcionado o evento. “Sem sombra de dúvidas, foi o maior Seminário Nacional de Ouvidoria que já tivemos no nosso país. Congregamos aqui, entre oficinas e painéis, o que há de melhor nas temáticas relativas a ouvidorias, que têm um papel fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática, mais transparente e participativa. A Ouvidoria Geral do Estado está muito feliz de ter recepcionado este encontro”.
Para Jucilene Maria Paulo, ouvidora adjunta da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, que anualmente participa do Seminário, foi um momento muito rico de conhecimento e partilhas. “A questão do atendimento humanizado mesmo, como vimos aqui, é preciso ser tratada, conversada. Foi um momento enriquecedor”, destacou.
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