O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, durante o feriado prolongado de Corpus Christi, no intervalo compreendido entre a quinta-feira (30) e a meia-noite do domingo (2), registrou o atendimento a 250 pessoas. No mesmo período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de neoplasia, dois casos de diarreia e um de pneumonia.
Pacientes se queixando de dores lideraram a demanda de atendimentos, com 71 ocorrências, casos de diarreia vieram em seguida, com 14 registros, seguido de mal-estar/vômito, com 13 ocorrências. Além destes casos mais comuns de atendimento, o hospital atendeu ainda casos de febre, cefaleia, dificuldade para urinar, crise hipertensiva, traumas, amigdalite, crise nervosa e sintomas de síndrome gripal, entre outras causas.
No dia 30, data do feriado de Corpus Christi, deram entrada no hospital, 86 pessoas. No dia 31 de maio, outras 69 pessoas passaram por avaliação médica na unidade. No dia 1º de junho outros 54 pacientes foram atendidos na urgência do hospital e mais 41 no domingo (2).
A diretora geral, Josielma Oliveira, afirmou que os atendimentos se mantiveram na média dos plantões dos finais de semana. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana corriqueiros, a gente não evidenciou um aumento de demanda diária diferente do que acontece normalmente”, pontuou ela.
Mín. 25° Máx. 29°