A comissão especial que analisa a PEC 44/23, que reserva 5% das emendas parlamentares para o uso em catástrofes e emergências naturais, realiza audiência nesta quarta-feira (22), às 15 horas, no plenário 6.
A audiência será interativa; confira a lista de convidados e mande suas perguntas .
O deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), que pediu o debate, lembrou que temos acompanhado, com frequência, a ocorrência de desastres naturais que ocasionam perdas humanas, prejuízos econômicos e materiais, bem como impactos ambientais, no Brasil e no mundo.
"Segundo informações da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as mudanças climáticas e os eventos climáticos cada vez mais extremos causaram um aumento nos desastres naturais nos últimos 50 anos, afetando desproporcionalmente os países mais pobres, bem como populações socialmente mais vulneráveis que por vezes ocupam áreas de risco", observou o deputado.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) alertam que, desde 2015, houve um aumento de 80% no número de pessoas afetadas em todo o mundo por emergências naturais, o que ocasionou um custo médio acima de US$ 330 bilhões por ano entre 2015 e 2012.
No Brasil, conforme estudo da empresa britânica Uswitch, com base em um banco de dados internacionais de desastres naturais, pelo menos 116 milhões de pessoas já foram afetadas por esse tipo de evento nos últimos 120 anos.
Mín. 25° Máx. 29°