O Procon Estadual lançou, na manhã desta sexta-feira (17), em sua sede, a 11ª edição da Gincana de Educação para o Consumo, ação que tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos do consumidor entre os jovens. O ato contou com a presença de representantes e estudantes competidores das cinco novas escolas estaduais participantes que são: Almirante Tamandaré, Padre Cicero Romão Batista, Claudina Mangueira de Moura, Frei Martinho e Desembargador Boto De Menezes. Também participam da ação a Secretaria de Estado da Educação e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
No evento, que faz parte da agenda do projeto “Por um consumo educado, o Procon vai às Escolas”, foi apresentado o regulamento dessa edição, como também sorteadas as cores das equipes, as atividades que vão gerar pontuações e a premiação da competição. A pontuação vai ser formulada a partir de sete provas: vídeo instagramável, paródia coreografada, mascote do Procon, desfile com roupa confeccionada com material reciclado, teste tira-teima sobre direito do consumidor com torta na cara, peça teatral e confecção de revista em quadrinhos.
Cada escola receberá visitas das equipes do Procon-PB na fase preparatória da gincana, que farão palestras educativas sobre “Direito do Consumidor” aproximando o alunado da realidade das relações de consumo, já que esse assunto vai ser o eixo central da prova tira-teima.
A superintendente do Procon Estadual, Késsia Liliana, destacou a importância da parceria com a Sudema e Secretaria de Estado da Educação na realização da Gincana. “Nós entendemos como sendo uma parceria extremamente exitosa, porque ela visa trazer educação para o consumo de uma forma consciente e inovadora, que através de atividades lúdicas, as crianças, os adolescentes, eles vão fazer várias atividades que no Dia da Gincana serão avaliadas por um corpo de jurados e serão premiadas as três primeiras colocadas, mas o principal incentivo, a principal entrega é da educação e o conhecimento acerca do direito do consumidor”, salientou Késsia.
Tacianna Cirillo, coordenadora da Educação Ambiental da Sudema, felicitou mais uma ação desenvolvida junto ao Procon: “É com imenso prazer que estamos aqui novamente nesse projeto que tem não só valorizado essa questão do consumo consciente, como engrandecido a parte da educação para o consumo. Estamos felizes e, com certeza, vamos fazer um trabalho incrível nas escolas do nosso estado”, afirmou.
Neilze Correia, gerente executiva de Protagonismo da Secretaria Estadual de Educação, falou da importância da participação da Secretaria de Educação na Gincana: “Para a gente é um privilégio falar sobre isso. Já estamos na 11ª gincana participando. Então é garantia de sucesso e de aprendizagem através do lúdico, onde os estudantes são levados a aprender sobre a educação no consumo de uma forma bem prazerosa”.
Irina Araújo, conselheira do Procon Estadual, vê a realização da Gincana como uma forma positiva de aprender sobre direito do consumidor. “A Gincana é uma atividade que envolve muito conhecimento, prática e dessa forma lúdica em que são apresentadas as atividades, os estudantes das escolas têm a oportunidade de conhecer mais a relação com o consumo, o impacto que isso traz para a nossa sociedade, para o nosso planeta”, observou.
Mín. 24° Máx. 29°