A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) em parceria com a Autarquia de Defesa do Consumidor (PROCON-PB) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) promoveram nesta sexta-feira (17), o lançamento da 11ª Gincana de Educação para o Consumo. Na edição deste ano, vão participar cinco escolas da Rede Pública Estadual que receberam kits de preparação para a Gincana.
A Gincana de Educação para o Consumo é uma estratégia pedagógica que visa promover a conscientização e o aprendizado acerca dos direitos e deveres consumeristas, usando um formato lúdico e interativo com o objetivo principal de educar os participantes a consumo consciente, levando em consideração o impacto financeiro, social e a ambiental de suas decisões.
Esse ano vão participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Frei Martinho, da EEEF Desembargador Boto de Menezes, da EEEF Professora Cláudia Mangueira de Moura, da EEEF Padre Cícero Romão Batista e da EEEF Almirante Tamandaré.
No evento de lançamento também foi apresentado o edital com as regras que devem ser seguidas por cada escola. Também foi sorteada a cor que cada instituição será representada.
Para a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, a Gincana é uma maneira atrativa e divertida de repassar conhecimentos, estimulando estudantes e professores a se tornarem multiplicadores dos seus direitos.
"Os estudantes participarão de provas como paródia coreografada, mascote do procon, desfile com roupas confeccionadas com material reciclável, peça teatral, vídeo instagramável e revista em quadrinhos. As atividades visam que o aluno de uma forma lúdica compreendam seus direitos e deveres enquanto consumidor", detalhou.
As competições estão previstas para ocorrer no mês de agosto, quando serão premiadas as três primeiras equipes que obtiverem melhores pontuações durante a Gincana.
"Cada escola vai receber a visita da equipe do Procon-PB que fará uma palestra desmistificando o Procon e apresentando soluções de educação para o consumo", explicou a gerente executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil, Neilze Cruz.
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