A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em colaboração com grupos da sociedade civil, está realizando diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado neste 17 de maio. A data remete a um marco histórico em 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo "homossexualismo" da categoria de transtornos mentais. Em reconhecimento a essa decisão e como forma de combater o preconceito, o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia foi instituído.
"A Semdh e seus parceiros estão organizando uma série de eventos e iniciativas para conscientizar e promover a inclusão e a aceitação da diversidade. De palestras educativas a atividades culturais, essas ações visam celebrar as conquistas alcançadas e impulsionar mudanças positivas na sociedade", explicou a secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura.
Casa de Acolhida- A Casa de Acolhida LGBT Cris Nagô, fundada pelo Governo da Paraíba em 2022, tem sido um ponto de apoio para pessoas LGBTQIAPNb+ em situação de vulnerabilidade social. Desde sua inauguração, acolheu 44 pessoas e realizou 1.677 atendimentos, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para a comunidade. O equipamento público, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), é o primeiro do Nordeste e quarto do país instalado com recursos próprios.
"Enquanto a Paraíba se une para respeitar a diversidade e reafirmar seu compromisso com os direitos humanos, a Casa de Acolhida LGBT Cris Nagô e a Semdh continuam a desempenhar papéis essenciais na construção de um estado mais justo e igualitário para todos os seus cidadãos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero", afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura..
Saúde mental das mulheres LBT -Na última sexta-feira, dia 10 de maio, a Gerência Executiva de Direitos Sexuais e LGBTQIAPNb+ da Semdh marcou presença na Roda de Conversa intitulada "Diálogos sobre saúde mental das mulheres LBT: atravessando a cura do que não é doença". O evento foi organizado pelo Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria e teve como objetivo promover discussões pertinentes ao bem-estar psicológico das mulheres LBT.
Cena Ballroom em Campina Grande -No sábado, dia 11 de maio, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) ofereceu suporte e acompanhou a realização da 10° Edição da Cena Ballroom. O evento, que aconteceu no Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande, reuniu membros da comunidade LGBTQIAPNb+ em uma celebração de cultura, arte e diversidade.
Paradas LGQTQIAPNb+ -Em alusão à data, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana está colaborando com os movimentos sociais LGBTQIAPNb+ dos municípios de Sapé, Mari e Patos para a realização das Paradas LGQTQIAPNb+ em cada localidade. O objetivo é promover a visibilidade, a celebração e a luta pelos direitos dessa comunidade em diferentes regiões do estado da Paraíba.
Mín. 24° Máx. 29°