O serviço de castração de cães e gatos, lançado recentemente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já vem ganhando o reconhecimento da população. Já foram 36 animais castrados nos dois primeiros dias da Feira de Serviços: “Aqui Tem Mais Saúde”, realizada dentro do “Cidadania Democrática”, que tem o objetivo de ofertar serviços à população durante a programação audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE). O serviço estará presente nas próximas audiências do ODE, em Cajazeiras, na sexta-feira (10) e em Sousa, no sábado (11).
Os serviços de castração são ofertados por meio do Castramóvel, que além de percorrer as cidades onde são realizadas as plenárias, também realiza o cadastro prévio disponibilizado pelo whatsapp (83) 9 9348- 5015, da Gerência de Políticas da Causa Animal de Campina Grande. José Samaroni teve sua gatinha Lara castrada durante a plenária do ODE no SESC Açude Velho, em Campina Grande e enfatizou a importância dessa ação ser gratuita. “Para nós que temos um salário que não nos favorece, esse castramóvel é muito importante, pois, ter um animal em casa sem se preocupar com o aumento indiscriminado da população de cães e gatos é muito bom”, disse.
A Gerente Operacional de Políticas da Causa Animal de Campina Grande, Waléria Assunção, informou que, a partir da próxima semana, o Castramóvel ficará estacionado no Complexo Habitacional Aluízio Campos, em Campina Grande e no Distrito de São José da Mata, para atender cães e gatos pré-cadastrados pela equipe da Gerência.
“Logo após preencher o formulário, disponibilizado pelo whatsapp, as solicitações serão analisadas pela equipe da Gerência para o agendamento das castrações. Ao preencher o documento, é importante que os tutores informem o telefone e o e-mail corretos, pois, é através desses contatos que a Gerência informará a data e o horário da castração”, alertou.
A gerente lembrou ainda que mais informações ou dúvidas sobre essa ação, além do whatsapp, a pessoa pode comparecer à sede do órgão que funciona, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, na rua Isolda Barros Torquato, nº 371, em Bodocongó.
Nesta semana, a equipe do Castramóvel atendeu animais de famílias em situação de vulnerabilidade social, ONG’s e protetores independentes que atuam na causa animal, na sede da Gerência. Animais que viviam em situação de rua também foram castrados como foi o caso de Carlota Joaquina, uma cadela tutelada por Jussara Silva que destacou a emoção daquele momento.
“Eu resgatei Carlota junto com os seus três irmãozinhos, senão eles iam ficar abandonados. Então, esse castramóvel é muito bom, pois, vai diminuir os animais de rua e evitar doenças”, festejou. Já o veterinário, João Paulo, afirmou que se sente orgulhoso em participar desse momento histórico que a causa animal vivencia na Paraíba. “É maravilhoso ver que esse trabalho está se concretizando em abrangência estadual. Muito bom construir essa ação junto com a sociedade”, declarou.
Paraíba Pet - o castramóvel é uma das ações do Paraíba Pet, programa que tem como objetivo promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco nesse primeiro momento em castração e em breve sendo ampliado para promover ações de educação em saúde, vacinação (disponibilizada pelo SUS) e bem como no tratamento de doenças.
Mín. 24° Máx. 29°