A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Coordenação de Assistência Religiosa, Jurídica e Social (COARJUS) da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP) e da atuação do Grupo de Trabalho sobre Comissão Técnica de Classificação abriu na manhã desta quinta-feira (9), o Primeiro Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade. O evento acontece dias 9 e 10 de maio, na sede da SENAPPEN, em Brasília (DF).
O Workshop reúne representantes de todas as unidades federativas que participam de forma presencial no auditório da SENAPPEN. O Workshop também é transmitido no Canal da SENAPPEN pelo Youtube.
O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves Albuquerque, prestigiou a abertura do Workshop. O policial penal e coordenador da Central Integrada de Alternativas Penais CIAPs, da Paraíba, Josinaldo Lucas Oliveira, participa do evento.
A programação do Primeiro Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade nesta quinta-feira (9) é a seguinte:
Apresentação do Grupo de Trabalho sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade da SENAPPEN; apresentação sobre o UNODC e o projeto PRIS-COOP; a perspectiva do UNODC sobre a classificação de pessoas privadas de liberdade: Por que classificar importa?; painel de experiências nacionais de classificação ES, MA, e RO); o projeto piloto de classificação do estado do Rio Grande do Norte.
O workshop é realizado em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (CONSEJ) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O evento reunirá experiências do Rio Grande do Norte, Maranhão, Espírito Santo e Rondônia, além de experiências internacionais. A programação conta também com Painéis e Oficinas sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade.
A Coordenadora de Assistência Religiosa, Jurídica e Social da SENAPPEN, Ana Lívia Fontes, explica que o objetivo é ampliar a participação e engajar as unidades federativas nesta temática. “Esse alinhamento com os estados é importantíssimo para que haja essa troca de experiências e para que possam conhecer as ferramentas de classificação, bem como das Comissões Técnicas de Classificação”, ressaltou Ana Lívia.
6º Simpósio Internacional de Segurança- O gestor da Seap-PB, João Alves, também participa em Brasília do 6º Simpósio Internacional de Segurança "Inteligência, Inovação e Tecnologia no Combate à Criminalidade", Edição Athos Bulcão, na condição de Conselheiro do (CONSEJ). No simpósio será realizada a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Admiração Penitenciária (CONSEJ) 2024. O evento, aberto na quarta-feira (8), ocorre até esta quinta-feira (9), e conta também com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, Delegacia Geral da Polícia Civil da Paraíba e Promotores de vários Estados.
_______
Divisão de Comunicação da SENAPPEN – DCOM
Mín. 24° Máx. 29°