O município de Uiraúna, no Sertão do estado, realizou, nesta semana a primeira Jornada Paraíba Produtiva de 2024. A exemplo de jornadas ocorridas no ano passado, o evento reuniu dezenas de agricultores interessados em tirar dúvidas quanto ao acesso às políticas públicas como financiamentos de atividades produtivas, comercialização, crédito rural, entre outros serviços e ações.
Durante a jornada, que aconteceu na comunidade Tigre, foram solicitados pelos agricultores a elaboração de 32 projetos de crédito no âmbito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) para aquisição de matrizes bovinas, ração animal, energia solar e construção de pocilga.
As propostas de crédito a serem elaboradas por técnicos do Agroamigo e pelo extensionista Geraldo Araújo, da Gerência Operacional da Empaer de Uiraúna, estão avaliadas em R$ 744.000,00, financiadas pelo Banco do Nordeste/ agência de Sousa.
Palestras sobre Garantia Safra, Febre Aftosa e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) integraram a programação da jornada. Também houve entrega de 66 CAFs e distribuição de 100 mudas de coco anão precoce, doadas pela Estação de Pesquisa da Emepa em Aparecida e pelo extensionista Benedito Bonifácio.
O evento teve parceria e apoio do Banco do Nordeste, prefeitura local, sindicato rural, colônia de pescadores, defesa sanitária do município e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
Mín. 24° Máx. 29°