Segunda, 25 de Novembro de 2024
26°

Parcialmente nublado

João Pessoa, PB

Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão aprova criação de delegacias especializadas para atuar em conflitos agrários

Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados

08/05/2024 às 14h51
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3763/23 , que cria delegacias específicas para atuar em conflitos agrários. As instituições deverão trabalhar na repressão e exercer a atividade de polícia judiciária em casos de crimes patrimoniais e crimes decorrentes de conflitos agrários, com violência ou grave ameaça.

De autoria do deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL) e outros 40 parlamentares , o texto define conflito agrário como as divergências entre pessoas físicas ou jurídicas detentoras de imóveis e trabalhadores rurais sem terra.

A proposta permite ainda que os estados usem recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para criar essas delegacias especializadas. A Lei 14.541/23 traz determinação semelhante no caso das delegacias da mulher.

O parecer do relator, deputado Vicentinho Júnior (PP-TO), foi favorável ao projeto de lei. “Concordamos com os autores quando argumentam que a inexistência de delegacias especializadas na prevenção e repressão de crimes relacionados a conflitos agrários favorece a impunidade”, afirmou.

Voto em separado
O deputado Marcon (PT-RS) apresentou voto em separado, contrário ao texto. Na avaliação dele, o projeto adota definição equivocada de conflito agrário. “Partindo de um princípio exclusivamente patrimonialista, estabelece os trabalhadores rurais sem terra como os vilões a serem reprimidos”, disse.

Segundo o parlamentar, a definição deixa de fora o cumprimento do dever constitucional de proteção territorial e pessoal aos integrantes de comunidades tradicionais. Além disso, ele argumenta que os direitos sociais relacionados à reforma agrária devem gozar da mesma prioridade que outros direitos, como os patrimoniais.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa, PB Atualizado às 01h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 29°

Ter 29°C 24°C
Qua 29°C 24°C
Qui 29°C 24°C
Sex 28°C 24°C
Sáb 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes