A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (8), mais uma edição do ‘De Repente no Espaço’. A edição de maio traz Raulino Silva (RN) e Rogério Meneses (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O encontro ocorre no Mezanino 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Raulino é natural da cidade de Antônio Martins (RN), mas atualmente reside em Caruaru (PE). Com 17 anos de profissão, já participou de diversos festivais e ganhou pelo menos dez deles. Sua produção autoral conta com três CDs e um DVD. Além do repente, agora a música romântica também soma-se à carreira do artista.
O compromisso com o ‘fazer repente’ é evidente na essência do artista. Seu profissionalismo e preocupação com a técnica são aspectos marcantes, sempre obedecendo às regras da Língua Portuguesa, de rima métrica e oração. Ele destaca a necessidade de domínio técnico, assim como a necessidade de se manter bem informado. Tudo com muito estudo e prática.
Rogério nasceu no Sítio Glória, em Imaculada (PB). É poeta repentista, com formação em Ciências Sociais e pós-graduado em Gestão Pública. Atua como radialista, declamador e produtor cultural. Trabalhou em várias emissoras do Nordeste, levando seus versos por toda a Região. Também trabalhou na TV Pernambuco, com os programas “Canto dos Violeiros” e “Cantoria na TV”, além de “Brasil, Cordel e Repente”, na TV Nova Nordeste.
Os programas de rádio e TV lhe deram popularidade para ingressar na política e chegou a ser eleito vereador em Caruaru (2008). Na ocasião, presidiu a Câmara Municipal e representou a cultura nordestina em viagens internacionais. Em 2001, percorreu várias cidades da França, levando a cantoria de repente e, em 2006, repetiu o feito na Espanha. Já participou de mais de 600 festivais de poetas repentistas, acumulando mais de 300 troféus.
Iponax Vila Nova –Nascido na cidade de Cajazeiras no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Serviço:
De Repente no Espaço
Quarta-feira, 8/5, 19h
Local: Mezanino 1 - Espaço Cultural José Lins do Rego
Repentistas: Raulino Silva (RN) e Rogério Meneses (PB)
Apresentação Iponax Vila Nova
Entrada gratuita
Mín. 24° Máx. 29°