Inaugurado na manhã desta quinta-feira (2), um consultório odontológico na Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. O novo equipamento foi adquirido por meio de doações voluntárias de colaboradores da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), visando o bem-estar e melhorias nos cuidados com a saúde bucal das reeducandas da instituição.
Cynthia Almeida, diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina, destacou a importância da doação para a dignidade das privadas de liberdade. “Nós agradecemos em nome de todas as internas, que serão contempladas com o serviço desse gabinete odontológico, lembrando que as mulheres que aqui estão, cumprem pena restritiva de liberdade e não de dignidade. Nesse sentido, a Fundação PB Saúde vem nos auxiliar a garantir direitos a essas mulheres”, ressaltou.
De acordo com a odontóloga da Penitenciária Feminina, Juliana Medeiros, o consultório vai possibilitar o atendimento de mais especialidades odontológicas. “É uma alegria muito grande não só pra mim, mas também para as todas as beneficiadas. Com a doação, teremos a oportunidade de oferecer uma assistência mais completa e atender um número maior de reeducandas em mais especialidades. É o início de uma nova etapa”, disse.
A analista de Rede Sistemas Software da PB Saúde, Anabelly Lopes, representou o coletivo de doadores, e durante a entrega do equipamento explicou que a doação busca oferecer mais saúde e conforto para as mulheres beneficiadas. “Estamos em mais uma ação de cunho social da Fundação para doar esse consultório e sentimos uma grande alegria em poder ajudar as reeducandas, proporcionando a elas a oportunidade de cuidar de forma adequada da saúde bucal, que é necessário para todo ser humano”, afirmou.
Na ocasião, também estiveram presentes a coordenadora de Saúde Prisional da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (GEAS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Larissa Machado; os diretores da Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em João Pessoa, Chrystiano Lins (titular) e Alexandre Rodrigues (adjunto); o diretor da Penitenciária Padrão de Campina Grande, Leandro Batista; a diretora da Penitenciária Feminina de Campina Grande, Anairis Almeida; o superintendente da PB Saúde, Ari Reis, e a chefe de gabinete, Heliane Medeiros.
Após a entrega do consultório odontológico, a equipe da PB Saúde foi guiada pela diretora da Penitenciária a uma visita ao Castelo de Bonecas, projeto consolidado na reinserção das reeducandas à sociedade paraibana. O projeto consiste na confecção de bonecas de pano e, por meio dele, as reeducandas encontram qualificação, remuneração e remição da pena, entre outros benefícios.
_______
Ascom/Seap-PB com PB Saúde
Mín. 24° Máx. 29°