O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Gerência da Causa Animal, realizou, neste sábado (27), a III Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal, no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa. O evento fez parte da programação da Campanha “Abril Laranja”, realizada durante todo este mês, com o objetivo de sensibilizar e educar o público sobre a importância da adoção responsável, visando reduzir o abandono e o sofrimento animal.
A chefe do Núcleo de Proteção de Animais Domésticos da SES, Ludmilla Santos, explicou que o evento é importante pois destina os animais que foram resgatados por ONGs ou protetores independentes para um lar responsável. Ela destaca o apoio do Governo do Estado e reforça que ações como esse evento ajudam a diminuir o abandono e maus-tratos.
“É muito importante que a gente realize esse tipo de evento para orientar, educar as pessoas em relação ao combate aos maus-tratos aos animais e também, principalmente, buscar um lar de amor para cada vez mais tirar animais de ruas. O objetivo principal mesmo é conseguir essa adoção e esse lar responsável para esses animais”, pontuou.
A manicure Simone Pessoa foi para o evento com a filha Ester, pois queria adotar um cachorro. Para garantir o pet, as duas foram as primeiras a chegar no evento. Ela conta que sempre foi um sonho adotar um animal e hoje teve a oportunidade de levar para casa o Lucky, nome que a família escolheu para o cachorro. A manicure reforça ainda a importância da ação de adoção responsável.
“Nós temos que fazer a nossa parte de adotar um gato, adotar um cachorro, para ajudar e tirar das ruas, proteger de judiação. Muitas vezes as pessoas maltratam, jogam pedra, não tem amor e nem carinho. Quando adotado, o gato ou o cachorro já tem um lar certo, com amor e responsabilidade. A gente estava querendo muito um cachorro. Veio na hora certa”, completou.
Na ocasião, também foram ofertados testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos. Além de serviços de saúde humana, como testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis; aferição de pressão e teste de glicemia.
Mín. 24° Máx. 29°