A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (26), mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. Os convidados são dois dos mais importantes nomes da poesia popular na atualidade: Luciano Leonel (PE) e Helânio Moreira (RN). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e o evento começa às 19h, na Quadra de Eventos do município de Barra de São Miguel.
Luciano Leonel é pernambucano de Cachoeirinha (PE), nascido em 1980. Começou a cantar aos 17 anos na cidade de Bonito, tendo como dupla o poeta já veterano Luiz Andrade. Já marcou presença em centenas de festivas e cantorias pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste. Ao todo, foram quase 300 festivais sem contar com as edições do desafio nordestino de cantadores, evento mais importante da cantoria nordestina. Tem CD e DVD gravado com Hipólito Moura e participações em mais de 30 DVDs de festivais. Também fez parte do projeto ‘Cordel nas escolas’, de 2009 a 2012, no qual lecionava literatura de cordel na rede municipal de Caruaru (PE).
Helânio Moreira descobriu o dom da cantoria quando ainda era adolescente, ouvindo o programa ‘Poesia, Verso e Viola’, na companhia de seu pai, que também tinha habilidade para compor. Desde então, vem exercendo seu talento no repente, com participação em mais de cem festivais. Atualmente, vive em Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte, e integra a nova geração do repente, destacando-se como uma das estrelas dentre os mais jovens nessa arte.
Iponax Vila Nova –Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
De Repente na Estrada -O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões on-line das cantorias de viola no canal da Funesc no YouTube. Em Barra de São Miguel, o projeto conta com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço:
De Repente na Estrada – Barra de São Miguel
Sexta-feira, 26/04/2024, às 19h
Repentistas: Luciano Leonel (PE) e Helânio Moreira (RN).
Apresentação Iponax Vila Nova
Local: Quadra de Eventos (Barra de São Miguel)
Entrada gratuita
Mín. 24° Máx. 29°