O Dia Nacional da Libras, comemorado neste 24 de abril, reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Neste sentido, o Governo da Paraíba destaca a importância de disponibilizar aulas gratuitas de Libras para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Em João Pessoa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Associação de Mobilização, Impacto Social, Ambiental e dos Direitos Básicos (Amib), proporciona aulas de Libras com o objetivo de fomentar a inclusão com esse público específico.
De acordo com Tânia Soares, vice-presidente da Amib, as crianças e adolescentes que atualmente fazem o curso de Libras não são surdas. Elas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares, pelo qual são preparadas para lidar com esse segmento da população para fomentar a inclusão. “Através da Libras, é possível promover mais acessibilidade na comunicação com pessoas com deficiência auditiva, o que foi conquistado através de muito esforço e ainda faz parte de uma batalha diária na vida de muitos brasileiros. Ter o domínio de outra língua oficializada no Brasil fortalece a inclusão social”, ressaltou.
Rayhanna Anjos, de 11 anos, aluna do curso de Libras, ressaltou a importância da oficina. “A oficina de Libras traz oportunidades de inclusão em situações que possamos nos deparar no cotidiano. É importante para que possamos interagir em vários ambientes trazendo inclusão social”, destacou a garota.
Cerca de mil famílias são assistidas pela ONG que, além de Libras, proporciona aulas de inglês, informática, violão, capoeira, etc., para crianças a partir de seis anos de idade. Há também alguns projetos voltados para o público adulto e os idosos, a exemplo de aulas de culinária e dança.
Além do convênio com a Sedh, a Associação sobrevive de doações e do trabalho de voluntários. Para maiores informações sobre a Amib, contato pelo whatsapp (83) 8908-1138 ou pelo telefone (83) 98919-4718.
Mín. 24° Máx. 29°