A Secretaria de Estado da Educação Da Paraíba (SEE/PB), por meio da Gerência Executiva de Educação das Escolas Cidadãs Técnicas (GEEECT) está realizando um ciclo de monitoramento dos cursos de Formação Inicial Continuada - FIC do Programa PRONATEC. Nesta quinta-feira (18), foi realizada a visita na cidade de Assunção, no Cariri paraibano.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O público-alvo são estudantes e pessoas que já empreendem em diversas atividades como revenda de produtos de beleza, lanchonete, marceneiro, corretor de imóveis, entre outras, visando a expansão da Educação Profissional e Tecnológica no Estado.
Por serem abertos para toda a comunidade, os cursos proporcionam que donas de casa, estudantes e trabalhadores estejam juntos no processo de aprendizagem.
A visita ao município de Assunção foi à turma de 21 estudantes do curso de Microempreendedor Individual (MEI), que está sendo ministrado na Escola Cidadã Integral (ECI) João Rogério Dias Toledo.
“É muito bom ver as equipes empenhadas em dar o melhor para a educação profissional na Paraíba. Isso aumenta a perspectiva de um futuro melhor para os alunos, que vão ter mais chances de emprego, ainda mais com um curso que é um verdadeiro coringa no mercado”, disse, o coordenador adjunto pedagógico do ParaíbaTEC e Pronatec na Paraíba, Rinaldo Filho.
São ofertados cursos de Auxiliar em Nutrição e Dietética, Recepcionista, Garçom, Condutor de Turismo de Aventura, Microempreendedor Individual, Gestor de Microempresa e Agricultor Familiar. As modalidades serão distribuídas nas cidades de João Pessoa, Conde, Cabedelo, Pilõezinhos, Assunção, Boa Vista, Nova Palmeira, Igaracy, Curral Velho, Uiraúna, Pitimbu, Sousa, Picuí e Casserengue.
“A minha trajetória para fazer o curso foi justamente para ter conhecimento, aprender algo a mais, todo dia a gente aprende uma coisa nova. Isso está me ajudando no dia a dia do trabalho e para pensar em novas possibilidades” conta a estudante, Vitória Lima.
Já para a estudante, Eliana, está participando do curso trouxe um novo ânimo para melhorar seu pequeno negócio.
“Esse curso tá me ajudando muito até no meu falar, pois sou muito tímida. Eu também ficava muito em casa, cuidando da casa, do marido e do filho. Estava muito deprimida. E o curso me ajudou muito a desenvolver novas amizades e estou aprendendo como usar as redes sociais para vender minhas coisas”, comentou.
Já foram visitados os cursos das cidades de Casserengue, Pilõezinhos, Cabedelo, Conde e Pitimbu. As visitas do ciclo de monitoramento são realizadas pelo coordenador adjunto Rinaldo Filho, o coordenador adjunto financeiro, Antônio Nicácio, a coordenadora adjunta de articulação, Josilda Hermínio, a coordenadora de comunicação do ParaíbaTEC, Anna Lima e a coordenadora geral Adriana Cardoso.
Mín. 24° Máx. 29°