A cidade de Monteiro realiza, nesta sexta e sábado (19 e 20), o 13° Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, em comemoração ao centenário de nascimento da artista. O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), promove um Fampress com jornalistas e influenciadores digitais para participar do evento em homenagem à rainha do pífano.
Os profissionais da imprensa terão a oportunidade de visitar o Centro de Referência Renda Renascença (Crença) e a exposição das memórias do ofício cultural de Zabé da Loca. Além de conhecer o Mercado Público, o casario, a igreja matriz e o Complexo Turístico Zabé da Loca.
Durante o Festival, serão realizadas apresentações culturais de pífano, danças folclóricas, repentistas e emboladores, além de shows musicais com o Samba de Coco Irmãs Lopes de Arcoverde, Marquinhos de Serrinha e Jackson Monteiro e Lucy Alves.
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca que Zabé da Loca impulsiona o turismo no município de Monteiro. “O Terreiro de Zabé da Loca, onde ela residia, foi reconhecido como patrimônio histórico, turístico e imaterial da Paraíba, local frequentado por turistas que desejam imergir na rica história deixada por Zabé. É importante conhecer e divulgar os atrativos turísticos da região e o legado deixado pela rainha do pífano”, comentou.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, lembra que celebrar os 100 anos de Zabé da Loca reforça a força do estado nesse âmbito cultural e turístico. “Isso também nos mostra o quanto cultura e turismo podem e devem andar de mãos dadas para fortalecer a identidade e a história do nosso povo”, pontuou.
Mín. 24° Máx. 29°