Segunda, 29 de Abril de 2024
29°

Chuvas esparsas

João Pessoa, PB

Anúncio
Geral Paraíba

Conferência discute Gestão de Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de S...

16/04/2024 às 15h47
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), está realizando a IV Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba para os municípios da 1ª Macrorregião. Com o tema “Democracia, trabalho, e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, o objetivo do evento é discutir a educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho.

A diretora da ESP, Vanessa Cintra, reforçou que esse é um importante debate para o fortalecimento do SUS na Paraíba, em específico a gestão de trabalho e a educação na saúde. Na ocasião, ela apresentou o que a gestão tem feito e as perspectivas futuras. “Hoje a gente trouxe também a discussão sobre como podemos ajudar para potencializar as ferramentas de educação na saúde na Paraíba, que vem sendo fomentada constantemente pela Secretaria de Estado da Saúde, mais especificamente pela Escola de Saúde Pública. Bem como todo nosso planejamento referente à Gestão do Trabalho nas novas etapas que temos pela frente, como a elaboração do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na Paraíba”, pontuou.

O Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na Paraíba (PEGTES) é um instrumento estratégico que visa reestruturar e fortalecer os aspectos fundamentais da gestão do trabalho e da educação na área da saúde. O Plano possui objetivos específicos, como estruturar uma política estadual integrativa de gestão do trabalho e da educação na saúde, reestruturar processos de trabalho incipientes na gestão do trabalho na Paraíba e fomentar apoio técnico para implementação da educação na saúde.

Para a gerente administrativa da SES, Ana Gabriela Brito, eventos como esse promovem a valorização dos profissionais de saúde e das ações, além de permitir uma maior promoção da equidade e da expansão dos serviços. “Daqui esperamos ter muitas propostas e muitas ideias de organização, para que possamos expandir nossos serviços de saúde”, observou.

A secretária municipal de Saúde de Sapé, Francileide Maria, destacou a parceira entre SES e Cosems-PB e pontuou que os profissionais de saúde ainda sofrem da sobrecarga da pandemia. Para a gestora, os eixos dialogados na Conferência são primordiais para discutir políticas públicas em construção para os trabalhadores de saúde. Já o conselheiro Pedro Paulo reforçou que este é um momento de escuta do trabalhador que cuida da saúde das pessoas.

Durante a conferência, os participantes foram divididos em três grupos, cada um representando um eixo de discussão, que foram: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Serão dois dias de diálogos, com formação de propostas para serem levadas para a 4ª Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde. Nos dias 23 e 24, será realizada a conferência para os municípios da 2ª Macrorregião de Saúde, em Campina Grande. Em maio, será para os municípios da 3ª Macrorregião, em Patos.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
João Pessoa, PB Atualizado às 14h04 - Fonte: ClimaTempo
29°
Chuvas esparsas

Mín. 24° Máx. 28°

Ter 29°C 25°C
Qua 25°C 24°C
Qui 28°C 25°C
Sex 29°C 25°C
Sáb 28°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio