A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou na manhã desta terça-feira (16), a primeira reunião do Núcleo de Exames Supletivos do Estado da Paraíba. O intuito é ofertar os Exames Supletivos do Ensino Fundamental e Ensino Médio para jovens, adultos e idosos que necessitam concluir a Educação Básica, que estão incluídos no Ensino para Jovens e Adultos (EJA).
O Núcleo foi instituído no estado por meio da Portaria n.º 16 e publicada no Diário Oficial do dia 10 de abril. Entre os objetivos da implantação do Núcleo está a garantia do acesso gratuito aos e exames de certificação do conclusão da Educação Básica. Para isso, serão construídas propostas pedagógicas, bem como elaborado um plano de trabalho e um banco de questões para os cadernos das provas.
O Núcleo será composto por 30 professores, considerando as áreas/disciplina da Base Comum Curricular Nacional (BNCC), que são avaliadas pelos Exames Supletivos. Estes professores também vão preparar os estudantes para os exames, realizando simulados, aulões presencial e online justamente para conseguir a adesão das pessoas que trabalham e querem concluir seus estudos.
A gerente executiva da Educação de Jovens e Adultos, Célia Varela, explicou que o Exame Supletivo é um dos formatos de Educação para Jovens e Adultos implementado pelo Governo da Paraíba para que cidadãos que desejam elevar e concluir seu nível de escolaridade e possam adquirir a certificação.
"As pesquisas indicam que nesse âmbito do EJA existem diversos perfis. Tem aquele que quer voltar à escola, aquele que faz o semipresencial e aqueles que querem fazer os Exames Supletivos. Por isso temos que promover atividades educacionais adequadas para que possam atender as diversas necessidades dos estudantes", disse.
Na Paraíba, os Exames Supletivos realizados pelo governo estadual ocorreram entre os anos 1974 e 2013, ao todo foram 39 edições. Com a publicação da nova portaria será retomada a aplicação dos exames previstos para o primeiro semestre de 2025.
“Retomamos um serviço um serviço importante para a população que precisa concluir a Educação Básica, o nosso cronograma é que possamos ofertar no primeiro semestre de 2025. Hoje ocorre o primeiro encontro com professores e equipe técnica para dar início na elaboração das propostas pedagógicas e do cronograma de trabalho. Nossos professores efetivos que já tem experiência na oferta de ensino no EJA estão reunidos para contribuir fortemente com o desenvolvimento das atividades do Núcleo”, ressaltou, a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação da Paraíba, Elizabete Araújo.
O Núcleo de Exames Supletivos do Estado da Paraíba será coordenado pela Secretaria Executiva da Gestão Pedagógica (SEGEP), pela Gerência Executiva da Educação de Jovens e Adultos e das Pessoas Privadas de Liberdade (GEEJA), pela Gerência Executiva de Acompanhamento aos Sistemas de Ensino da Educação Básica e dos Programas e Projetos (GEPPE) em colaboração da 1ª Gerência Regional de Ensino (GRE).
Mín. 24° Máx. 29°