Mais de 160 mil famílias esperam ser contempladas com 10 mil casas que serão entregues até o final deste ano na Paraíba pelo programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), a intenção é terminar o ano com mais 30 mil casas em construção, diminuindo, assim, o déficit de moradias.
De acordo com a assessoria da Cehap, hoje o déficit de casas é de cerca de 120 mil moradias. Esse número corresponde às pessoas que são adequadas a receber o benefício em sua totalidade. Os outros 40 mil cadastrados correspondem a pessoas que se inscrevem, mas não possuem todos os requisitos necessários para terem acesso ao benefício.
O Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal que tem por objetivo dar a oportunidade a brasileiros de baixa renda a ter acesso à casa própria. O programa é dividido em três etapas que variam de acordo com a renda dos interessados. Quem possui renda de 0 a 3 salários mínimos pode ser contemplado com o benefício total, pagando uma parcela mínima mensal. Quem tem renda de 3 a 6 salários mínimos ou acima deste valor também pode participar do programa.
Segundo a assessoria da Cehap, para se candidatar ao processo de seleção de uma casa própria, os interessados precisam entrar no site da Cehap no campo Minha casa, minha vida, onde podem efetuar o cadastro, ou se dirigir à sede da Cehap, que fica localizada na Avenida Hilton Souto Maior, número 3059, no bairro Mangabeira I.
No ato da inscrição, o candidato precisa preencher uma ficha de cadastro e indicar o local em que deseja adquirir o imóvel. Após essa etapa, ele entra para uma lista de espera, quando serão analisados os dados apresentados e definido o benefício a que tem direito.
Para ter acesso ao benefício, em qualquer das 3 etapas, é necessário se encaixar dentro de alguns critérios como: nunca ter tido um imóvel; ter renda compatível com o programa; ter o número do Cadastro Nacional de Mutuários (Cadmut); dentre outros. Deficientes, idosos e mães solteiras possuem prioridade na aquisição do imóvel.
Segundo a assessoria da Cehap, hoje, mais de 200 municípios da Paraíba já foram contemplados com o programa, mas o déficit ainda continua. Desde a criação do projeto, as inscrições são constantes.