Projetos de ressocialização de pessoas privadas de liberdade; investimento em qualificação profissional dos policiais penais; construção do presídio de segurança máxima de Gurinhém; avanços na gestão do sistema penitenciário paraibano; foram alguns dos temas abordados pelo secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves de Albuquerque ao programa Live Master da TV Master, de João Pessoa, nesta terça-feira (9).
Ao responder pergunta do apresentador Alex Filho, âncora do programa, o gestor da Seap, João Alves, declarou que sim, acredita sim na ressocialização, na reinserção social de pessoas que um dia cometeram crime mas que estão dispostos a recomeçar a vida quando concluírem sua pena, por isso querem uma nova chance, por isso procuram estudar e trabalhar enquanto cumprem a pena.
“Nós temos vários exemplos bons na ressocialização de reeducandos, uma reeducanda escreveu um livro de poesia e o Governo do Estado publicou sua obra; dezenas de reeducandos conquistaram vagas em cursos de nível superior, quem estuda, trabalha na unidade tem remição de pena pela leitura”.
O projeto Castelo de Bonecas e diversos outros no ramo do artesanato dá oportunidade aos reeducandos e reeducandas a receberem carteira de artesão expedida pelo Governo do Estado por meio do Programa do Artesanato da Paraíba.
Na entrevista o gestor da Seap também destacou investimentos nas instalações físicas dos presídios e das cadeias, com reformas, em alguns casos ampliação. Várias unidades com salas de aulas para os reeducandos. Nesses investimentos, recursos do governo estadual, governo federal, parcerias com o Poder Judiciário e outras instituições. Por o secretário parabenizou e agradeceu a toda a equipe da Seap pelo empenho e profissionalismo. Além de Alex Filho também participaram da entrevista os jornalistas Ítalo Arruda e Ítalo Kubitschek
_______
Ascom/Seap -Josélio Carneiro
Mín. 24° Máx. 29°